Em solenidade realizada nesta sexta-feira (18/12) no Palácio da Abolição, e transmitida pelas redes sociais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Estado (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou oficialmente ao governador Camilo Santana 250 unidades do capacete de respiração assistida Elmo para utilização na rede pública estadual. Participaram da entrega o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara.
O governador Camilo Santana iniciou a solenidade apresentando o Elmo, 100% made in Ceará, e explicou que ele foi idealizado logo no início da pandemia com a ideia de minimizar a necessidade de internações de pacientes com Covid-19 nas UTIs. Graças a uma força-tarefa envolvendo indústria, governo e academia, o capacete foi produzido em tempo recorde e já obteve aprovação da Anvisa para produção em escala industrial.
Camilo ressaltou a importância dessa parceria para a concretização do projeto e afirmou estar muito feliz de o Ceará protagonizar uma iniciativa que servirá de modelo para todo o país. “Este foi um ano desafiador por conta da pandemia. Mas todas as instituições se uniram. Setor produtivo, científico, academia e profissionais de saúde, a quem parabenizo sempre pelo trabalho na linha de frente”, disse o governador. “Isso é fruto dessa parceria importante. Aqui apresentamos um case, resultado dessa parceria”, destacou.