5° temporada de The Crown chega para abalar as estruturas da moda inglesa

Com o lançamento marcado para 09 de novembro, o trailer da 5ª temporada de The Crown gera grandes expectativas para a trama e os looks da produção!

A 5ª temporada da série sobre a Família Real britânica já tem data para chegar ao catálogo da Netflix: 9 de novembro de 2022.

A primeira temporada da série foi lançada em 2016, sendo a produção mais cara do streaming até hoje. Inclusive, muitos espectadores brincam que a série é a causadora de muitos cancelamentos de outras produções da Netflix por esse motivo.

A série é inspirada em eventos reais, fazendo uma dramatização fictícia que retrata a história da rainha Elizabeth II e os eventos políticos e sociais que moldaram o seu reinado. Após a morte de seu pai, que só se tornou rei, pois seu irmão abdicou do cargo, Elizabeth II é a sucessora.

No início do seu reinado, a rainha precisa aprender que a Coroa deve prevalecer, acima de qualquer coisa. Ela deve estar acima dos seus sentimentos, do seu marido e até mesmo dos seus filhos.

Porém, há mais uma coisa em jogo: a Coroa representa apenas um símbolo com poucas relevâncias em relação ao governo. Assim, ao ser posta à frente de problemas do Estado, ela deve apenas apoiar aqueles que o governam.

A partir disso, a história mostra as divergências de Elizabeth II com a família, com o primeiro-ministro e os demais cargos que lhe caem sobre os ombros. Na série, também são mostrados os esforços da Família Real britânica em garantir a linha sucessória. 

Para isso, buscam uma noiva adequada ao príncipe Charles: a princesa Diana que, como sabemos, faleceu após ser ferida em um acidente de carro em um túnel de Paris.

Na 5ª temporada, o foco deve ser um período turbulento da Família Real, por volta de 1992. Especula-se que será apresentada a emblemática entrevista que Diana concedeu à BBC em 2015, contando como se sentia em sua relação com o príncipe Charles. 

Além disso, a temporada pode trazer o divórcio entre Diana e Charles, em 1996, e a morte trágica da princesa, que foi em 1997.

Confira aqui o trailer da 5ª temporada:

O que a Rainha Elizabeth II achava da série The Crown?

A Rainha Elizabeth II foi a única monarca que ficou no trono por 70 anos, o maior reinado do trono britânico.

Aparentemente, a realeza teve uma relação turbulenta com a série. Segundo relatos, a rainha Elizabeth II gostava da produção e chegou a assistir, mas essa é a opinião da rainha. Como The Crown é uma série que relata a história de pessoas que ainda estão vivas, acaba gerando algumas controvérsias. 

O príncipe Harry, por exemplo, já questionou a veracidade dos fatos apresentados, defendendo que a série não é um documentário, mas sim uma ficção.

A moda em The Crown

Um elemento muito interessante em The Crown é a moda, pois ela ajuda a contar a história da série. Os figurinos ajudam a recortar determinado período histórico, caracterizar o país onde a trama se passa e reforçar a imagem dos personagens.

A quarta temporada, por exemplo, se passa nos anos 1980. Como a série busca se aproximar da realidade, existe um cuidado muito maior da produção e recriar esses figurinos de maneira quase idêntica.

A ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, com um perfil mais conservador, tem um figurino que pouco muda ao longo da série. Geralmente ela está usando terninhos, broches e um colar feminino de pérolas (que juntos, aliás, eram combinações indispensáveis para mulheres da época que querem parecer elegantes).

Inclusive, a própria rainha Elizabeth II não abandonou o combo broche + colar de pérolas até os últimos dias da sua vida:

Foto: Reprodução

A ex-primeira-ministra também carrega outro grande ícone dos anos 1980: os cabelos armados.

Foto: Reprodução

Mas quem tem mais história de moda para contar é a princesa Diana, que foi um grande ícone fashion dos anos 1980, além de ser uma pessoa muito adorada por todos, conhecida como a “Princesa do Povo”.

Lady Di usava muitos looks icônicos. Um dos vestidos memoráveis é justamente aquele usado por Diana em seu casamento com o príncipe Charles. Curiosamente, a empresa que fabricou o vestido usado na série é a mesma que fabricou o vestido usado pela princesa nos anos 1980!

Foto: Reprodução

Algo interessante desse vestido é que ele consegue reunir todos os códigos de moda que estavam em alta na época, como mangas bufantes, laços, babados, rendas, bordados e uma saia rodada.

Outro figurino que precisamos destacar é o vestido azul turquesa que ela usa em um baile com o príncipe Charles. Na vida real, o vestido tem ombro único com um maxi laço. Um detalhe interessante é o colar-tiara que ela usa na testa, uma tendência de moda que ficou marcada por ela na época.

Foto: Reprodução

Ao longo da série Diana usa vários outros vestidos de festa, um deles é o vestido roxo com dourado quando vai ao teatro com o príncipe Charles. É um vestido emblemático por conta da cor muito característica dos anos 1980.

Tim Graham Photo Library; Foto:Netflix

Para finalizar os looks de Diana, não poderíamos deixar de citar o usado por ela em uma viagem a Nova Iorque. Trata-se de uma peça branca, repleta de bordados e brilhos, que ela usa com o “bolero”, que era muito famoso nos anos 1980 e voltou a ser uma tendência nos anos 2000.

Por fim, um dos looks mais marcantes da princesa, é o já conhecido “vestido da vingança”. Uma peça em seda preta com ombros à mostra e justo ao corpo. A produção simbolizou o anúncio do divórcio entre a princesa e o Príncipe Charles, que admitiu publicamente o seu caso com Camilla Bowles.

Foto: Reprodução/ Netflix

Ainda não se sabe se o momento será retratado nesta temporada da série, mas existem grandes expectativas.

Já a rainha não se rendeu tanto às tendências dos anos 1980 na época. Ela já tinha um estilo estabelecido, que foi o mesmo mantido por ela até os últimos dias da sua vida. Geralmente são cores mais sóbrias, e quando é colorido, sempre são tons pastéis.

O que se destaca nas produções da rainha são justamente os detalhes: broches, medalhas, lenços e acessórios nos ombros.

Haverá uma 6ª de The Crown?

Os fãs chegaram a temer que a 5ª temporada fosse a última da série. Mas a Netflix já fez um anúncio de que haverá uma 6ª e última temporada para a produção. As gravações foram interrompidas em respeito à morte da Rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. Resta aguardar, literalmente, as cenas dos próximos capítulos…

Postagens Relacionadas