Incubadora de negócios de impacto socioambiental para populações periféricas está com inscrições abertas em Fortaleza

A Social Lab, iniciativa do Social Brasilis – organização de impacto social que atua para fomentar inclusão produtiva, ofertando programas de qualificação gratuitos em educação tecnológica e empreendedorismo, e parceira da Somos Um, organização de apoio e fomento ao ecossistema de negócios de impacto socioambiental positivo, está com inscrições abertas até o dia 21 de junho, para o programa “Incubação Social Lab: formando inovadores sociais”, que visa selecionar ideias de potenciais negócios de impacto socioambientais ou negócios sociais em estágio inicial criados ou desenvolvidos em bairros periféricos na cidade de Fortaleza para ajudá-los a sair do papel ou expandir e fortalecer suas iniciativas, desenvolvendo um modelo de negócio para ter sustentabilidade financeira. Os interessados devem realizar as inscrições no site oficial da organização, pelo link: https://socialbrasilis.com.br/inscricoes-abertas-para-a-incubacao-social-lab-formando-inovadores-sociais/

A seleção se dá em duas etapas. A primeira fase consiste no preenchimento de um formulário digital. Após isso, serão realizadas entrevistas com as equipes selecionadas. Ao término da seletiva, até 10 ideias de negócios de impacto socioambientais da cidade de Fortaleza serão selecionadas para uma jornada de desenvolvimento, com duração de sete meses, com oficinas presenciais/virtuais e mentorias com especialistas do setor de negócios de todo o País. 

O programa é totalmente gratuito e garante certificação, ao término da jornada, para quem cumpriu todos os requisitos de participação no processo. Além disso, proporciona a conexão com especialistas e técnicos do setor de empreendedorismo e inovação de todo o País. 

A metodologia do Incubação Social Lab traz conceitos da “Teoria U”, de Otto Scharmer, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que visa formar inovadores sociais para a construção de ecossistemas de impactos mais estruturados. Além disso, o programa culmina na apresentação das ideias, soluções e resultados do desenvolvimento dos negócios durante a incubação para uma banca de avaliadores que poderão indicar potenciais parcerias e conexões para o futuro da ideia de negócios, direcionando para um maior crescimento.

“Um dos principais objetivos do Social Lab é desenvolver modelos de negócios que possam ser rentáveis, contribuam para a resolução de um problema social e, ao mesmo tempo, possam gerar renda e sustentabilidade financeira de forma conjunta. Essa é a definição de negócios de impacto socioambientais: focar em um problema social e encontrar uma solução para ele que possa ser monetizada. Queremos atingir coletivos que busquem desenvolver sustentabilidade financeira e,  predominantemente, empreendedores periféricos e ideias lideradas por mulheres pretas e pardas das nossas periferias”, ressalta Manú Oliveira, fundadora e diretora executiva do Social Brasilis.

O programa tem a parceria estratégica da Coalizão pelo Impacto, iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Educar, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Para acessar o edital do programa na íntegra, basta acessar o link: Edital Social Lab: Formando Inovadores Sociais

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou por whatsapp (85) 99795-7082, de 09h às 17h (de segunda a sexta-feira). 

Sobre a Social Brasilis

O Social Brasilis atua há mais de sete anos com a geração de impacto através da oferta de programas educacionais para a inclusão produtiva de jovens e professores através da educação STEAM (acrônimo em língua Inglesa para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e para a geração de novos negócios que possam usar a tecnologia de forma inovadora para causar impacto positivo. É prêmio Natura na categoria melhor negócio social (2018) e prêmio Ambev de inclusão produtiva das juventudes (2023).

Sobre a Coalizão pelo Impacto

A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto social correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário,  Instituto Sabin e Raia Drogasil. Até 2026, aportará R$ 34 milhões para transformar seis cidades (Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá e Porto Alegre) em ecossistemas de impacto social de referência para o país e para o mundo. Visite nosso site em  www.coalizaopeloimpacto.org.br

Sobre a Somos Um

A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para apoiar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto, além de produzir conteúdo sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonha com o dia em que não haverá mais pobreza.

Postagens Relacionadas