Em 2024, o Hospital São Carlos/Rede D’Or completa 36 anos de existência, sendo fruto da união de ideais e sonhos de dois médicos que, desde o começo, buscavam um objetivo comum: proporcionar à população do Ceará uma assistência hospitalar de excelência, equipada com os mais modernos avanços tecnológicos na área da saúde.
A história começa em 23 de janeiro de 1988, quando nascia a então Clínica São Carlos, resultado do idealismo e determinação dos médicos Francisco Monteiro e Wilson Meireles, vocacionada com espírito de vanguarda e pioneirismo que se mantém de forma permanente.
Aos poucos, a clínica foi tomando forma e se moldando progressivamente no que é hoje um centro de saúde amplo e moderno, reconhecido como um dos complexos hospitalares mais completos e respeitados do Norte e Nordeste do Brasil.
Em 2008, o Hospital São Carlos/Rede D’Or foi o primeiro hospital privado do Ceará a realizar um transplante de fígado em paciente do SUS.
“A partir de então, o número de transplantes passou a crescer rapidamente, e em janeiro de 2024 realizamos o 900° Transplante Hepático, o que nos habilita a tentar alcançar o milésimo transplante ainda este ano”, destaca o diretor Francisco Monteiro.
O médico cita outro setor importante do hospital: o Oncocentro. A unidade é voltada para o tratamento de pacientes oncológicos e fará em breve 31 anos de atividades, contando com uma equipe experiente e qualificada.
O Hospital São Carlos/Rede D’Or é detentor do título de primeiro hospital do Ceará a realizar o 1º transplante de fígado inter-vivo pediátrico do Ceará, em junho de 2023. O ganho é considerável para toda a comunidade, visto que muitos pacientes deixavam o Estado para realizar a cirurgia em São Paulo.
Nos últimos anos, o Hospital São Carlos/Rede D’Or ficou entre os 3 maiores Centros Transplantadores do Brasil com excelentes resultados de sobrevida. “No ano de 2018, subimos ao 1º lugar em maior número de transplantes realizados e em 2022 ficamos em 2º lugar entre todos os hospitais do País”, complementa o médico.
O hospital também recebeu, em abril de 2023, a acreditação ONA2, da Organização Nacional de Acreditação, destinada a instituições de saúde que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Antes, em 2021, o hospital havia conquistado a ONA1 em 2021. “No próximo mês, pleitearemos a nossa promoção para a ONA3”, revela Francisco Monteiro.
_Emergência Pediátrica 24 horas_
No ano passado, o Hospital São Carlos/Rede D’Or ampliou seu atendimento com a inauguração da Emergência Pediátrica 24 horas, abrangendo pronto-atendimento, internações, serviços de UTI, cirurgias gerais, além de especialidades cirúrgicas.
A emergência atende os seguintes convênios: Anafe Saúde, APCEF Saúde Caixa, ArcellorMittal, BC Saúde, Cafaz Saúde, Camed, Fachesf, Seguradoras Internacionais, Sulamérica Saúde e Veritas.
_Infraestrutura moderna e completa_
O Hospital São Carlos/Rede D’Or conta com leitos para internamentos cirúrgicos e clínicos, Central de Material e Esterilização com certificação de esterilização Padrão Ouro e Sala de Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Hemodinâmica – este último totalizando 6 leitos. São 28 leitos de UTI, Centro de Imagem Diagnóstica, Centro Médico, Centro Especializado em Oncologia (Oncocentro), Medicina Nuclear, entre outros serviços de ponta.
O Centro Cirúrgico possui 8 leitos de recuperação anestésica e 9 salas de cirurgia, uma das quais é destinada exclusivamente para cirurgia robótica equipada com o Robô DaVinci de quarta geração, recentemente adquirido pelo hospital.
“Destacamos também o início do funcionamento do Centro Médico do Hospital São Carlos/Rede D’Or, disponibilizando 14 consultórios e 31 especialidades médicas para os pacientes dos convênios atendidos pelo nosso hospital”, finaliza o diretor do Hospital São Carlos.