O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) realizou, nesta terça-feira (06/02), a primeira reunião de diretoria do ano de 2024. O encontro contou com a participação de representantes do setor e discutiu a programação de eventos e ações a serem realizadas durante o ano pelo sindicato, que conta com 204 associados.
No início da reunião, o SENAI Ceará apresentou a proposta de cursos voltados para a aprendizagem industrial, com destaque para a área de alimentos e bebidas: Assistente de operações em processos de fabricação de alimentos e bebidas; Operador de processamento de frutas e hortaliças; Preparador de biscoitos e massas alimentícias; Preparador de ingredientes e conservação de alimentos.
Em seguida, foram anunciadas as próximas parcerias do sindicato: Tecnoweb (tecnologia de sistemas), M Dias Branco e Ergos pae (aquisição, manutenção e soluções de energia solar). Depois foi apresentado o calendário com cursos do SENAI Ceará aprovados para o ano de 2024: Doçaria básica para a páscoa (interior); Sopas, caldos e consommés; Quitutes juninos (interior); Confeitaria fina pâtisserie; Entradas, saladas e molhos; Técnicas de fabricação de pães fermentados; Técnicas de fabricação de pão francês (Maracanaú); Pães com ingredientes funcionais; Refeições para o natal.
Na sequência, a empresária Vera Lima apresentou a parceria entre o Sindpan e o grupo Mulheres do Brasil — presidido pela empresária Luiza Trajano. O projeto, que atua visando o protagonismo feminino em causas sociais, políticas públicas e econômicas, se dispõe para auxiliar o Sindpan a criar iniciativas que promovam a transformação social. De acordo com Vera Lima, além de causar um impacto positivo e duradouro na sociedade, investir nessas ações é uma forma de aplicar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, da ONU: “Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”.
A reunião também apresentou a agenda do presidente e o balancete Sindpan de 2023 e foi finalizada com os informes gerais. De acordo com o Presidente do sindicato, Alex Martins, os objetivos foram alcançados. “Abrimos a reflexão de alguns assuntos, como a arrecadação dos 10% para a melhoria no atendimento, além de apresentar uma nova parceira, que é arquiteta, para reformular e atualizar as lojas de padaria”, completou.