A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Governo do Estado do Ceará realizaram, nesta terça-feira (24/09), em cerimônia no Palácio da Abolição, o lançamento do livro “Construindo o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará”. A publicação apresenta o relatório final com os resultados dos estudos desenvolvidos ao longo do Masterplan do Hidrogênio Verde, que trazem informações sobre as oportunidades que devem surgir com a implantação dos empreendimentos de produção do H2V. O evento contou com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do Governador Elmano de Freitas, assim como diversos atores de poder público, setor produtivo e academia envolvidos nas mobilizações que envolvem o tema.
O Masterplan foi conduzido pela consultoria norte-americana IXL Center, e teve a participação de especialistas da Universidade de Harvard e do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT), além de pesquisadores de mais de 15 nacionalidades, uma equipe de consultores sêniores especializados em inovação e representantes de diversas organizações públicas e privadas locais.
Ricardo Cavalcante destacou que o documento entregue à sociedade cearense traduz o pensamento estratégico, com metodologia de construção coletiva bem delineada, que irá nortear a atuação do Hub de H2V no estado.
“Hoje é um momento muito especial. A gente já vem trabalhando há muito tempo na busca pelos melhores caminhos e estratégias sobre como o hidrogênio verde vai entrar no estado do Ceará. O relatório que estamos lançando aqui hoje dá o cenário mundial do que está acontecendo no hidrogênio verde, e o que nós juntos precisamos continuar construindo. Esse relatório é a materialização do propósito que todos aqui temos em comum, que é aproveitar essa grande oportunidade à frente, garantindo desenvolvimento econômico e social. Nós teremos um novo Ceará, um novo Nordeste, a partir de agora. O futuro já chegou e nós precisamos estar prontos para trabalhar nele”, discursou.
Para o Governador Elmano de Freitas, a união entre Governo do Estado, Sistema FIEC, iniciativa privada e universidades tem dado a total condição para que o Ceará se solidifique como grande centro de produção do hidrogênio verde em cenário global. “Estamos aqui hoje colhendo mais um passo das nossas discussões e pesquisas, mas sabendo que traçamos o patamar para muito mais trabalho que teremos que fazer. Por isso é muito importante agirmos em conjunto. Nós todos aqui presentes temos a compreensão de que estamos diante de uma oportunidade histórica que nos unifica, para o bem do Ceará.”
Elmano destacou ainda a atuação da Federação das Indústrias nos últimos anos, levantando a importância do tema e capitaneando os encontros junto a governadores, parlamentares, empresários e sociedade civil. “Quero muito agradecer por sua iniciativa, assim como fez desde as reniões com o Governador Camilo Santana, alertando junto com as universidades sobre as chances do Ceará aproveitar essa oportunidade. Esse estudo tem muito da iniciativa e da ousadia do Presidente Ricardo Cavalcante e o protagonismo da FIEC”, pontuou.
O Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, ressaltou a qualidade dos estudos desenvolvidos ao longo do Masterplan, que resultaram em uma publicação com informações técnicas avançadas essenciais na tomada de decisões de todas as partes envolvidas no Hub do H2V.
“O hidrogênio verde é um projeto que tem que unir o Ceará, unir o Nordeste e unir o Brasil. É um projeto de oportunidades estratégicas para o povo cearense e para todo o povo brasileiro. Esse estudo é mais um passo importante, com pesquisadores de reconhecimento internacional, de algo que vai permear toda a economia do nosso estado. É um estudo que permite como podemos nos estruturar cada vez melhor”, afirmou Salmito.
O relatório do Masterplan envolveu o trabalho do Observatório da Indústria e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), juntamente com o Comitê de Direcionamento do Projeto formado pela IXL Center e composto por: Hitendra Patel, Sócio Sênior da IXL; Ronaldo Jonash, Sócio Sênior da IXL; Luís Lugo, Expert Sênior da IXL; Gustavo Zevallos, CEO da IXL Brasil; Donald Lessard, Professor do MIT; Gunther Glenk, Professor de Harvard; e Claudia Massei, Head de Diretoria Executiva e Transformação da SIEMENS.
Também participaram da cerimônia no Palácio da Abolição o Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; o Assessor Especial do Governo do Ceará, Nelson Martins; o Presidente da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres; Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amilcar Silveira; a Vice-Reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo; o Reitor da Unichristus, José Rocha; o Superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor da FIEC, André Siqueira; o Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; os Conselheiros Fiscais da FIEC, Marcos Montenegro e Pedro Alfredo Neto; além de presidentes de Sindicatos da FIEC, representantes de universidades, secretariado estadual e empresários.