A Feira Internacional de Logística (Expolog) chega à sua 19ª edição em 2024, promovendo discussões sobre temas atuais que impactam o setor logístico nos cenários nacional e internacional. Realizada nos próximos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, o evento deste ano traz, entre os destaques da programação, debates sobre hidrogênio verde e o futuro da indústria, com a participação de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
No segundo dia da feira, a partir das 10h10min, haverá um painel com o tema “Neoindustrialização”, mediado pelo Consultor de Energia da FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia (ACE), Jurandir Picanço, com as seguintes palestras: “Panorama atualizado do Hidrogênio Verde no Ceará”, ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; apresentação das ações do SENAI Ceará no âmbito da inovação, por Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará; “O uso do Hidrogênio Verde no Setor de Logística”, pela Consultora Internacional da FIEC, Monica Panik; e “Práticas Sustentáveis nas Atividades Logísticas”, apresentada pela Gestora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias.
“A neoindustrialização é o processo de modernização e reestruturação da indústria brasileira, que foca na inovação, na Inteligência Artificial e nas energias renováveis. Estamos vivendo um momento de mudança do padrão da nossa indústria, atualizando os seus setores dentro do novo cenário em que é fundamental a transição energética. Esse caminho trará ótimas oportunidades para o Brasil. A Inteligência Artificial vai, por sua vez, permitir uma transformação da indústria para padrões mais elevados. Esperamos que esse painel seja de grande proveito para todos os presentes”, afirma Jurandir Picanço.
O Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, ressalta a importância de abordar o tema da descarbonização das indústrias e a solução do hidrogênio verde e sua cadeia no Ceará, com detalhamento dos avanços e parcerias que colaboram para que hoje o estado seja visto como um promissor centro de energias renováveis no mundo. “A minha apresentação é voltada a contextualizar tudo o que vem sendo desenvolvido no âmbito da transição energética no Ceará, mostrando as suas potencialidades, e os diversos avanços de infraestrutura do setor de energia já realizados que permitirão a implementação do HUB de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, detalha Constantino.
Durante o período da tarde, o Consultor de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, e a Assessora do SENAI para Transição Energética, Isabela Maciel, serão painelistas na rodada de palestras sobre o tema “Impactos da Descarbonização e das Energias Renováveis na Logística”.
A Expolog reúne profissionais e empresas atuantes na área de logística industrial para geração de negócios, exposição de inovações, trocas de conhecimento, além de momentos que fomentam a reflexão acerca das mais recentes tendências e desafios enfrentados pelo segmento. A agenda da feira inclui o 19º Seminário Internacional de Logística, o Seminário de Inovação, o 5º Seminário de Logística do Agronegócio, Hackathon, Reuniões Setoriais na Arena Expolog e Visitas Técnicas.
O evento é promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (SETCARCE), pelo Instituto Future e pelo Diário do Nordeste, com correalização da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/CE) e organização da Prática Eventos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento: https://expolog2024.gupe.com.br/.