O futebol é o esporte mais presente no cotidiano do brasileiro, e para entrar no clima da Copa, a editora Ciranda Cultural apresenta seu mais recente lançamento, “Bolas do mundo”.
Produzido pela experiente pedagoga Elisabete da Cruz, o livro propõe uma reflexão poética sobre a bola de futebol, e todo o contexto que envolve a criança no universo da modalidade.
Discutir o que podemos enxergar além do futebol é a proposta principal da obra – conta a autora – O quanto o esporte pode nos conectar, o quanto ele possui uma linguagem universal sem distinção de idade, sexo ou classe social.
Além da deliciosa narrativa, a história se respalda pedagogicamente em diferentes possibilidades, sendo um elemento disparador para se discutir as preferências esportivas, a conectividade com crianças de outros lugares do mundo, e também a inclusão da prática esportiva e do esporte como coletivo.
O texto possui uma linguagem atemporal, e é possível explorar o conteúdo dele em diferentes momentos – explica Elisabete – O livro pode trazer os conceitos de união, da proximidade das culturas, das diferenças que são quebradas em prol de um objetivo maior, do espírito de equipe e do respeito ao próximo.
“Bolas do mundo” também apresenta o futebol como competição saudável e vibrante, capaz de proporcionar um espetáculo de habilidades e da não violência.
O livro nos permite ampliar um campeonato para o que existe além de um resultado e pode trazer uma experiência enriquecedora para diferentes idades quando trabalhado com o olhar do respeito ao sonho de cada um. Finaliza a autora.
Bolas do Mundo
Editora: Ciranda Cultural
Pág: 24
Preço: R$ 29,90
Autora: Elisabete da Cruz
Ilustrador: Heitor Neto