Alunos indígenas e quilombolas realizam apresentação musical neste sábado na Tapera da Artes

A ação marca o encerramento do projeto Aprendizes-Musicalizando, atividade iniciada em abril deste ano com 350 crianças e adolescentes de Aquiraz

Neste sábado (5), a partir das 16h, alunos indígenas da aldeia Jenipapo-Kanindé e da comunidade Quilombola que participaram do projeto Aprendizes-Musicalizando se apresentarão no Centro Cultural da Tapera das Artes. A mostra cultural marca o encerramento do projeto, que promoveu aulas de luteria (confecção de instrumentos), percussão e canto-coral, além de estimular a composição musical, para 350 crianças e adolescentes de Aquiraz. O evento, que também contará com o receptivo de vivência artística e musical da Tapera das Artes, é gratuito e aberto ao público.

As aulas do Aprendizes-Musicalizando começaram em abril deste ano nas localidades do Iguape (Escola Indígena Jenipapo-Kanindé), Vila do Machuca (Escola Guilherme Janja) e Serpa (Escola José Raimundo da Costa). Em agosto, o projeto foi ampliado com o lançamento da ação “Tambores na Praça”, atividade realizada na Praça do Teatro Tapera das Artes abordando o ensino de música e a aprendizagem de construção de instrumentos musicais, além de trazer o canto com canções da raiz popular brasileira, trabalhando a diversidade rítmica e a rica expressividade das origens do povo brasileiro.

O projeto pedagógico e as aulas ficaram a cargo da equipe de profissionais da Tapera das Artes, que estimularam os alunos a confeccionarem seus próprios instrumentos musicais de percussão. A Tapera das Artes já realiza essa atividade há dez anos em seu ateliê de luteria experimental, que tem o mestre Fernando Sardo como professor. Isso consolidou a instituição como referência no campo de oficinas criativas na construção de instrumentos inventivos, ação que estimula a criatividade e o cuidado com o meio ambiente, já que são utilizados materiais recicláveis, como canos de PVC e plásticos.

Ao todo, o projeto soma 1.344 horas-aulas ministradas para 350 alunos. “No período das aulas, buscamos desenvolver bem a criatividade dos alunos”, reforça Fernando Sardo sobre a metodologia utilizada pelo projeto que gerou frutos. “Nessa mostra os alunos irão apresentar algumas das 15 músicas que compuseram. São letras e melodias inéditas que até foram registradas em estúdio de gravação”, explica o professor.

O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, e gestão e produção da Rhadar Cultural.

Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando
O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Entre as atividades realizadas estão workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto são gratuitas e foram abertas a toda população.

Sobre a Tapera das Artes
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para público de 1.500 crianças em programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda. A luteria experimental existe na Tapera das Artes há 10 anos, contemplando ateliers de cordas, sopros e percussão, na linha experimental, coordenada por Fernando Sardo, e na linha tradicional, coordenada por Saulo Dantas Barreto.

Sobre a Vestas
A Vestas é o parceiro global da indústria de energia em soluções de energia sustentável. A empresa projeta, fabrica, instala e faz a manutenção de turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo e, com mais de 151 GW de turbinas eólicas em 86 países, instala mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de recursos de dados inteligentes líderes do setor e mais de 129 GW de turbinas eólicas em serviço, utiliza dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica. Juntamente com os clientes, os mais de 29.000 funcionários da Vestas estão trazendo ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Mais sobre a Tapera das Artes: https://www.taperadasartes.org.br/
Mais sobre a Muda Cultural: http://mudacultural.com.br/
Mais sobre a Rhadar Cultural: http://rhadarcultural.com.br/

SERVIÇO:
Aprendizes-Musicalizando – Espetáculo de Encerramento
Quando: 05/11 (Sábado), a partir das 16h – Gratuito
Local: Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz)
Informações: (85) 98921.0943 (WhatsApp)

Postagens Relacionadas