Idealizado por Lia Britto, designer oficial da Fenacce, o tema da Feira teve o intuito de preservar técnicas ancestrais enquanto abraçava a modernidade. “O tema escolhido para a edição 2024 da Feira foi: Artesanias – A Expansão do Imaginário Brasileiro. Falar de artesanato é falar de uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matérias-primas das mais diversas naturezas, onde cada peça é exclusiva e, normalmente, os produtos são fabricados por famílias, dentro de suas casas ou oficinas. Para criar o tema da Fenacce, eu mergulhei no universo das artes manuais, explorando formas, texturas e cores que simbolizam a diversidade cultural do Brasil”.
“Na identidade visual desta edição, abordamos a temática das cascas das árvores, representando as gerações de famílias artesãs e a projeção de suas artes como percepções contínuas acerca da nossa diversidade cultural. Assim como as camadas de uma árvore, as gerações avançam e testemunham uma expansão constante de ideias e valores que impulsionam mudanças significativas no sentido de compreender o passado e moldar um futuro promissor para uma sociedade mais igualitária”, explica Lia.
A profissional também foi responsável pelo processo criativo do Troféu Fenacce, reconhecimento entregue a personalidades e autoridades que valorizam e atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura no Ceará e no Brasil. “O Troféu é uma homenagem anual que a Feira realiza enfatizando a rica herança cultural passada de geração em geração entre as famílias de artesãos e reflete a fusão da tradição e inovação, com elementos que celebram a essência do artesanato”, ressalta a profissional que há 12 anos trabalha conectando pessoas e negócios por meio da imagem.
A 6a edição da Fenacce aconteceu de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, e foi uma verdadeira mistura de talento, criatividade, incentivo a economia, culinária, música, novos negócios… tudo isso e muito mais em um só evento. O evento foi realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Idehas e Sindieventos Ceará. A Feira foi patrocinada pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; Correios, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. O evento foi apoiado pela CeArt, Ceará Fascinante, Mecenas do Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura e pelo Programa do Artesanato Brasileiro.