Artistas discutem seus processos criativos em programação especial da 22ª Unifor Plástica

om mediação do crítico e curador Lucas Dilacerda, “Conversa com artista” acontece dia 19, no Espaço Cultural Unifor, com presença de Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e a dupla Terrorista del Amor

22ª Unifor Plástica é um retrato fiel da arte contemporânea cearense. A curadoria de Denise Mattar reuniu artistas de destaque e ordenou as obras por núcleos a partir de afinidades estéticas e de temática. O público é convidado a ir ainda mais fundo neste mergulho na programação especial “Conversa com Artista”. O evento acontece no dia 19 de setembro, às 19 horas, no Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo.

Cinco artistas participam da primeira conversa aberta ao público: Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e a dupla Terrorista del Amor. Eles discutirão seus processos criativos e trabalhos que expõem na 22ª Unifor Plástica. A mediação ficará por conta do crítico e curador Lucas Dilacerda. Após o diálogo entre artistas, mediador e público, será realizada uma visita guiada à exposição conduzida pelos participantes da mesa.

“É uma forma de conhecer mais de perto o processo criativo dos artistas que estão expondo na Unifor Plástica. É uma ação de democratização da arte, tornando-a mais acessível. Esse é um dos objetivos do Espaço Cultural Unifor”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor.

CONHEÇA OS CONVIDADOS

O “Conversa com Artista” do dia 19 é o primeiro de uma série dedicada aos artistas selecionados para a 22ª Unifor Plástica. Para o primeiro encontro, foram convidados artistas que expõem no núcleo Gênero, um dos eixos conceituais desta edição da Unifor Plástica.

“Todos são cearenses ou têm uma relação muito forte com o Ceará. Vê-los falar sobre suas obras é uma oportunidade importante para conhecer mais da produção contemporânea. Dessa forma, aproximamos ainda mais o público desses criadores, desmistificando um pouco as artes”, avalia Adriana Helena. Conheça um pouco dos participantes:

  • Artista plástico autodidata, Arrudas recebeu o Prêmio Chanceler Airton Queiroz na abertura da 22ª Unifor Plástica. Ele tem se destacado com trabalhos de pintura, e seus temas frequentemente incorporam elementos autobiográficos;
  • Azhuli apresenta uma pintura com uma forte conotação cromática, abordando temas que envolvem o corpo, incluindo questões de gênero, com um alto valor poético;
  • Liz Vedras é uma artista-pesquisadora das artes do corpo e travesti. Desenvolve seu trabalho a partir de discussões que denomina como “Micropolítica Ecossomática, Insurgências de Gênero e Enunciação Travesti”;
  • O coletivo Terroristas del Amor é composto por Dhiovana Barroso e Marissa Noana. As artistas exploram diversas linguagens artísticas em diálogo com questões biográficas e as relações com a cidade.
  • Lucas Dilacerda é um crítico e curador de arte com formação em filosofia e artes visuais. Assinou diversas curadorias e ministrou cursos e disciplinas no campo das artes visuais. Além disso, é autor do livro “Pensamento Alienígena: A Fabulação de Novos Mundos Possíveis”.

22ª UNIFOR PLÁSTICA

Uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do Brasil, a Unifor Plástica celebra 50 anos em 2023. Com a curadoria assinada por Denise Mattar, a 22ª Unifor Plástica tem o título “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”. Mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza) estão expostas para visitação gratuita no Espaço Cultural da Unifor.

A 22ª Unifor Plástica é patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura.

SERVIÇO

Conversa com Artista

Com Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e Terrorista Del amor; e mediação de Lucas Dilacerda

Dia 19 de setembro de 2023, às 19 horas

Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Informações: (85) 3477.3319

Postagens Relacionadas