Cearenses em Boston (EUA) conhecem tendências mundiais em transição energética e novas tecnologias no segundo dia do Programa de Educação Executiva Internacional da FIEC/IEL Ceará

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, recebeu nesta terça-feira (10/10) o grupo de líderes cearenses participantes do Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), para o segundo dia de atividades. O foco do dia foram temáticas como inovação, transição energética, sustentabilidade, novas tecnologias e inteligência artificial.    

A programação teve início com uma sessão acadêmica sobre “Tendências em Transição Energética”, com os professores do MIT Randall Field, Guiyan Zang e Darik Mallapragada. Os professores apresentaram, em resumo, suas pesquisas sobre Energia Solar, Hidrogênio Verde, Inteligência Artificial, Reaproveitamento de Dejetos Industriais e Logística Eficiente, destacando seu impacto nos negócios globais.

Em seguida, houve uma sessão sobre “Criação e Mensuração de Estratégias com Novas Tecnologias”, conduzida pelo professor Michael Shrage. Ele explicou como as organizações estão combinando Inteligências Artificiais a dados de desempenho para gerar e refinar indicadores-chave (KPIs) e aplicar monitoramento em tempo real.

Após as sessões acadêmicas, o grupo partiu para as visitas técnicas. A primeira parada foi no MIT iHQ, um espaço dedicado à comunidade de inovação e empreendedorismo (I&E) do MIT. Localizado no coração da Kendall Square, “o quilômetro quadrado mais inovador do planeta”, o iHQ é o centro de atividades de inovação do MIT e visa criar oportunidades para um impacto de mudança mundial, não apenas no MIT, mas em todo o ecossistema de inovação da Grande Boston e além.

Lá, as lideranças cearenses tiveram a oportunidade de participar ainda de uma sessão de pitches de startups ligadas ao MIT. A visita foi conduzida por Tim Miano, profissional de inovação, empreendedor em série, mentor e instrutor com formação em Direito, Economia e Ciências.

Por fim, a comitiva cearense seguiu para o Green Town Labs, uma incubadora de startups de tecnologia climática que trabalha para projetar um mundo mais sustentável. Esse lugar abriga o Hub de Inovação da Enel América do Norte, cuja head, Silvia Mendez, fez uma apresentação mostrando como estão sendo implantados ecossistemas de inovação, as tendências na área de energia e sustentabilidade e como são promovidas conexões entre startups e empresas.

O programa proporciona a um grupo de 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará uma intensa jornada de aprofundamento e aprimoramento de conhecimentos a partir de uma visão global, vivência em outra cultura, fortalecimento de networking e conexões entre setor produtivo, setor público e academia. Conduzindo essa jornada de conhecimento, grandes experts das principais universidades americanas. Além de sessões acadêmicas e workshops, os cearenses participam de visitas técnicas a instituições de ponta e a empresas de destaque no ecossistema local. O Boston Beyond segue até sexta-feira (13/10).

Postagens Relacionadas