Clássicos da Literatura Unesp ganha mais cinco títulos

A coleção Clássicos da Literatura Unesp ganhou mais cinco títulos de destacadas obras nacionais e estrangeiras numa nova rodada de lançamentos. Chegam aos leitores Urupês, de Monteiro Lobato, e Macunaíma, de Mário de Andrade – representando os autores brasileiros – e Oliver Twist, de Charles Dickens, O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello, e Eugénie Grandet, de Honoré de Balzac.


Clássicos do Catálogo: Os judeus e a vida econômica 

Na seção Clássicos do Catálogodesta semana, o pensador Werner Sombart apresenta uma análise detalhada da contribuição judaica à instauração do capitalismo. Em Os judeus e a vida econômica, ao examinar o deslocamento da atividade econômica dos países meridionais para os países setentrionais da Europa entre o fim do século 15 e o fim do século 17, quando o capitalismo se estabelece, ele percebe um vínculo entre esse fenômeno e a migração dos judeus, coincidentemente do sul para o norte do continente. O livro está com 30% de desconto.


Editora Unesp celebra nascimento de Paul Feyerabend 

Famoso por sua suposta rejeição da existência de regras metodológicas universais e pela sua visão anarquista da ciência, Paul Feyerabend (Viena, 13 de janeiro de 1924 — Genolier, 11 de fevereiro de 1994) lecionou Filosofia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e de Filosofia da Ciência no Federal Institute of Technology, em Zurique. Antes de se dedicar à Filosofia, estudou Física, Matemática, Astronomia, Teatro e produção de óperas (pode-se dizer que era um polímata). Em homenagem ao aniversário do célebre pensador, comemorado em 13 de janeiro, a Editora Unesp oferece 30% de desconto em obras do filósofo.


Teoria e práxis, de Habermas, ganha nova tiragem 

Orientadas predominantemente de um ponto de vista histórico, as reflexões contidas em Teoria e práxis: Estudos de filosofia social, de Jürgen Habermas, destinam-se a desenvolver uma teoria crítica da sociedade projetada com um propósito prático e a delimitar seu status diante de teorias de outra proveniência. E esta obra fundamental acaba de receber nova impressão.


Antropóloga analisa conflitos entre agronegócio e direitos indígenas em artigo na revista piauí

A pesquisadora de questões indígenas Manuela Carneiro da Cunha publicou artigo na edição de janeiro da revista piauí sobre a relação conflituosa entre o agronegócio e os povos originários intitulado “Paz entre agronegócio e indígenas?”. Ela é autora de dois livros sobre a temática pela Editora Unesp: Políticas culturais e povos indígenas, ao lado de Pedro de Niemeyer Cesarino, e Direitos dos povos indígenas em disputa, em coautoria com Samuel Rodrigues Barbosa.


146 anos de nascimento de Albert Schweitzer 

Nascido em 14 de janeiro de 1875, na Alemanha, numa família tradicionalmente ligada à música e à religião, Albert Schweitzer foi um prestigiado organista, especialista em Bach, escritor e professor de teologia na Universidade de Estrasburgo. Decidido, porém, a embarcar para a África como médico e missionário, começa a estudar medicina em 1905. Com suas atividades profissionais anteriores, inicia a arrecadação de fundos para o curso e a futura construção de um hospital em Lambaréné, na África equatorial. Em 1913, embarca para a África para construir uma estação médica a serviço da Sociedade Missionária francesa. Morreu em 4 de setembro de 1965, em Lambaréné, no atual Gabão. Laureado com o prêmio Goethe em 1928 e ganhador do Nobel da Paz em 1952, Albert Schweitzer possui dois títulos publicados pela Editora Unesp que, em sua homenagem, estão com 30% de desconto.


Laura Bacellar ensina os caminhos da produção editorial 

Um livro descansando sobre uma prateleira é a consolidação de dezenas de etapas, conduzidas, às vezes, por centenas de profissionais dos mais diversos campos. Para navegar por este universo, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece, de 22 de janeiro a 30 de abril de 2021, aulas a distância sobre Produção editorial, ministradas pela editora de longa data Laura Bacellar. Os encontros virtuais abordam os principais aspectos e questões da realização de uma obra: de seus primeiros passos ao esperado momento de entrega dos arquivos completos à produção gráfica. A nova edição do curso conta com uma aula bônus sobre o mercado de trabalho editorial.


Aplicativos de notícias, destacamento e efeitos de sentidos: Representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde) 

No cenário da comunicação digital, a crescente influência dos aplicativos de notícias – que abastecem instantaneamente o usuário por meio de um feed, com recortes de atualidades considerados relevantes – é decisiva para a construção de efeitos de sentidos a respeito dos fatos divulgados e consequentes registros de memória. Este livro deriva de ampla pesquisa da jornalista e linguista Érika de Moraes, que investigou esses efeitos em notícias veiculadas em dois aplicativos, um nacional (UOL, vinculado a um dos portais mais acessados do país, que divulga conteúdo do jornal Folha de S.Paulo) e um internacional (Le Monde), com respaldo no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, priorizando as noções de destacamento e destacabilidade. Em seu conjunto, os capítulos do livro permitem o aprofundamento da visão sobre a cobertura midiática a respeito do Brasil em nível internacional. Os resultados demonstram que a constituição de identidades é amplamente afetada pelos modos de funcionamento jornalístico, cuja discursividade pauta-se no que se chama de uma sintaxe do destacamento.

Faça aqui o download gratuito deste livro 

Postagens Relacionadas