Coca-Cola leva iniciativas sustentáveis e interativas ao Festival de Verão de Salvador 2024 

Com a Solar, segunda maior fabricante da Coca-Cola no país, companhia fortalece a economia circular com central de triagem de resíduos; Marca Coca-Cola cria experiências interativas para o público e proporciona espaço dinâmico para artistas com o Palco Rua Coke Studio 

Para fortalecer sua conexão com os consumidores e aumentar a conscientização sobre a relevância da economia circular e do empoderamento socioeconômico, a Coca-Cola, em parceria com o fabricante Solar Coca-Cola, marca presença no Festival de Verão de Salvador 2024, com iniciativas sustentáveis, educativas e interativas.  

Pela segunda vez a empresa leva para o evento a ‘Tenda Sustentável’, que serve como um centro de reciclagem para coleta e triagem de resíduos gerados durante o festival. O local é aberto à visitação do público permitindo que todos acompanhem o processo de separação dos resíduos para reciclagem. A proposta é, além de contribuir com a destinação correta dos resíduos, engajar o público e promover a geração de renda e protagonismo para os trabalhadores de reciclagem.   

“Este é um exemplo dos nossos esforços para minimizar impactos ambientais e promover benefícios socioeconômicos junto aos nossos parceiros. Apoiamos a reciclagem em larga escala e estamos empenhados em aumentar a coleta e reciclagem de garrafas PET pós-consumo”, destaca Katielle Haffner, Diretora de ESG da Coca-Cola Brasil. A iniciativa reforça a visão de um “Mundo Sem Resíduos” da The Coca-Cola Company, cujo objetivo é ter 50% de material reciclado em suas embalagens e dar destinação correta a todas as embalagens que coloca no mercado até 2030. 

Na última edição do festival a iniciativa, por meio da ‘Tenda Sustentável’, coletou e destinou corretamente mais de duas toneladas de resíduos. À frente do stand e do trabalho de coleta de resíduos estava a equipe da Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) que atuou com uma equipe de cerca de 60 trabalhadores. Para este ano, o trabalho será novamente realizado pela cooperativa que vai triar e beneficiar os resíduos que serão comprados novamente por meio do programa Recicla Solar, projeto de apoio à reciclagem da Solar Coca-Cola, em parceria com a Coca-Cola Brasil, para retornarem à cadeia de produção da empresa. A compra dos resíduos gera renda para as famílias dos cooperados e impulsiona a cadeia de reciclagem no Estado.  

“A Solar vem construindo um caminho sólido de iniciativas de responsabilidade social na Bahia, desde nosso incentivo à empreendedoras baianas com o Meu Negócio é Meu País, o apoio a ambulantes durante o Natal e no Festival da Virada, até a participação do Recicla Solar no Festival de Verão 2024. Acreditamos que unir a energia positiva desse evento, – onde as pessoas vivem momentos de diversão e lazer –, com o propósito de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados pelo Festival, é uma oportunidade de potencializar a mensagem da economia circular e da geração de renda. Já estamos no segundo ano dessa parceria, e sabemos que a amplitude de público do festival proporciona um impacto muito maior para essa ação. Essa e outras iniciativas da Solar e da Coca-Cola aqui na Bahia, selam nosso compromisso com a promoção de um mundo melhor, e reafirmam nosso comprometimento com esse Estado”, explica Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.  

Segundo a diretora, nos últimos três anos, o projeto Recicla Solar coletou 20 mil toneladas de resíduos e atualmente está em oito estados brasileiros. A meta para 2025 é coletar 15 mil toneladas de resíduos, chegando as 35 mil toneladas.  

A iniciativa também reforça a visão de um “Mundo Sem Resíduos” da Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de ter 50% de material reciclado nas embalagens e dar destinação adequada a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado até 2030.  

Marca promove espaço para talentos musicais se reunirem, criarem e compartilharem momentos mágicos e únicos com o público 
Sucesso na última edição, a plataforma musical da Coca-Cola, a Coke Studio, estará de volta ao Festival de Verão de Salvador 2024. Durante dois dias do festival, a marcar terá um palco exclusivo, o Palco Rua Coke Studio, que promoverá encontros inéditos entre DJs, incluindo 13 artistas baianos como A Dama, O Kanalha, Illy e Filhos de Jorge.  
Confira a programação:  
SÁBADO, DIA 27 
Diggo chama Rafinha RSQ 
Illy chama Dom Chicla 
Pedro Pondé chama Letícia 
A Dama 
DOMINGO, DIA 28 
Tiri chama Marcia Castro 
Sambaiana chama Nessa 
Filhos de Jorge 
O Kanalha 
 
Sobre o Recicla Solar  
Para somar esforços ao compromisso World Without Waste, a Solar Coca-Cola, com o apoio da Coca-Cola Brasil, lançou, em 2021, o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo na região de atuação da Solar Coca-Cola. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Norte, com projetos de expansão para mais dois estados. Os resultados já mostram o fortalecimento da economia circular: ao todo, nos últimos três anos, mais de 20 mil toneladas de resíduos foram coletadas, e pelo menos 23% da produção de PET da Solar já utiliza resina reciclada nas embalagens. Até 2025, a meta é alcançar a coleta de 35 mil toneladas de resíduos com destinação correta garantida. 
Sobre a Solar Coca-Cola  
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país. 
Sobre a Coca-Cola Brasil  
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.  

Postagens Relacionadas