Com ideia e produção liderada por cearenses, Fanta Caju tem lançamento oficial em Fortaleza

Um episódio especial do podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo” foi gravado durante o evento, com plateia formada por convidados e participação do diretor presidente da Solar Coca-Cola, André Salles

A Fanta Caju, novo sabor da família Fanta que já ganhou as prateleiras dos pontos de venda de todo o Ceará, teve seu lançamento oficial em Fortaleza–CE, nesta segunda-feira, 15, no Aconchego Restaurante. O produto, que teve ideia e produção inicial liderada por cearenses, foi apresentado oficialmente para o mercado durante o evento, que recebeu a gravação de um episódio especial do podcast Os Nordestinos pelo Mundo, com direito a plateia. Comandado pelo host Léo Paiva, o mesacast teve como convidados André Salles, presidente geral da Solar Coca-Cola; Juvenal Fonseca, diretor de marketing da Solar; Maurício Flair, diretor do Instituto Caju Brasil; e a chefe Karol Teodoro, que comanda a cozinha do Aconchego.

A cerimônia contou com boas-vindas feitas pelo gerente de marketing da Solar Coca-Cola, Victor Távora, e pelo diretor de operações da Coca-Cola Brasil para as regiões Norte e Nordeste, Diogo Gioia. “É com muito entusiasmo que lançamos Fanta Caju, na plataforma de Fanta, uma marca global da The Coca-Cola Company que valoriza os sabores locais e que conta com mais de 160 sabores em diferentes países. O caju chega na nossa família sendo motivo de muito orgulho, pois reconhecemos ser um fruto emblemático e querido aqui no Nordeste e uma joia em todo o Brasil. Tendo isso em vista, a Fanta Caju chega e impulsiona o nosso portfólio para além das nossas fronteiras, proporcionando a experiência autêntica do caju para diferentes públicos, estados e regiões. Acreditamos que há espaço para todos os produtos que tenham o caju e a combinação da tradição com a inovação pode fortalecer ainda mais a presença do sabor no mercado”, destaca.

André Salles, diretor presidente da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás) e responsável por pleitear o sabor, participou do momento de podcast, destacando o lançamento do produto como a concretização de um sonho. “Estamos super orgulhosos desse lançamento, que era um sonho nosso. A gente vem, há alguns anos, trabalhando nesse produto com sabor único e especial, capaz de agradar aos cearenses, nordestinos e brasileiros. Entendemos que o caju é importante para cultura, economia e gastronomia regional, e na Solar temos esse propósito de impulsionar o desenvolvimento das regiões em que estamos envolvidos, valorizando a cultura e as peculiaridades características de cada região. Pensando nisso, Fanta Caju chega ao mercado com um sabor feito pelo e para o Nordeste, que ganhará o Brasil e, quem sabe, o mundo”, destaca André.

Todo o território da Solar Coca-Cola — ou seja, 70% da área brasileira, receberá Fanta Caju entre o fim de julho e começo de agosto. Além disso, outros fabricantes do Sistema Coca-Cola devem tocar a produção da bebida posteriormente, chegando a estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Alguns países já sinalizaram interesse em produzir e vender o novo item, configurando uma oportunidade de expandir e impulsionar o mercado das bebidas de caju da região Nordeste nacional e mundialmente.

O episódio do podcast também debateu a importância da cajucultura, a versatilidade do fruto, e a representatividade do caju na memória afetiva do cearense, valorizando sua presença no dia a dia e na gastronomia da região. As falas foram lideradas por Maurício Flair e pela chefe Karol Teodoro, especialistas nos assuntos debatidos. No final do episódio, a cordelista, escritora e palestrante Julie Oliveira recitou  cordel “Fanta Caju: um sabor único”, criado especialmente para o lançamento do refrigerante.

Experiência nova e pensada no Ceará

A novidade celebra a primeira vez que é desenvolvido um sabor do Nordeste para uma marca mundial como a Fanta. Sobre o processo de pleitear esse sabor, Juvenal Fonseca contou que a empresa tomou a iniciativa de solicitar a abertura do projeto no Sistema Coca-Cola e, a partir deste pleito, foram realizadas várias rodadas de aprovação até chegar à fórmula ideal que atendesse às expectativas do anseio dos consumidores, oferecendo uma experiência diferenciada.

Testamos essa fórmula com consumidores, especialmente locais, aqui em Fortaleza, até chegar nesse produto, com cara, aroma, cor e o sabor inigualável do caju. Além disso, a Fanta Caju traz essa nova experiência no segmento do fruto, de um jeito que ninguém viu ou provou antes. A gente entende ainda que o mercado tem espaço para todos e nosso produto vem para complementar e não para concorrer com outras marcas. Queremos impulsionar cada vez mais e apoiar o destaque que o caju vem recebendo, expandindo esse foco para todos os produtos de caju. Para isso, nada melhor que Fanta para fazer esse lançamento, porque é uma marca que tem a força necessária para elevar a cultura do caju para outros lugares”, destaca o diretor de marketing.

A primeira produção de Fanta Caju foi realizada pela unidade da Solar em Maracanaú e o produto tem 100% da polpa utilizada na fabricação advindo de produtores nordestinos, de diferentes estados do Nordeste, como Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. O insumo para a produção nacional de Fanta Caju sairá da região Nordeste, abastecendo os demais fabricantes do Sistemas que também irão produzir e distribuir o novo produto.

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Postagens Relacionadas