Com show de Silvero Pereira e homenagens, CINE+ inaugura primeira sala pública multiuso de Itapipoca nesta sexta-feira (8)

No mesmo local, irá ser exibida, de 9 a 16 de março, a Mostra “Cine+ 100 Anos de Cinema Cearense”, que apresentará um panorama das produções realizadas no cinema cearense ao longo do século

Maquete eletrônica 3D da área externa e interna do Cine+

A primeira sala pública de cinema multiuso de Itapipoca será inaugurada nesta sexta-feira, dia 8 de março, às 19h. O mais novo espaço de lazer e cultura do município, que fica a 130 quilômetros de Fortaleza, está instalado ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro do município. A ação é uma iniciativa da Enel Brasil, do Governo do Estado do Ceará, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Prefeitura de Itapipoca.

A solenidade de inauguração contará com homenagem a cineastas e líderes de instituições, que de alguma forma contribuíram para a realização da história do cinema cearense. Entre os homenageados estão Verônica Guedes (Diretora do For Rainbow), Rachel Gadelha (Presidenta do Instituto Dragão do Mar), Diego Hoefel (Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira), Mileide Flores (Diretora da Vila das Artes), Márcia Sandra Roque Vieira (Presidente da Enel Distribuição Ceará), José Alves Neto (Diretor do Cineteatro São Luiz) e Osiel Gomes (Diretor do Cine Miau). Todos com presença confirmada na inauguração. 

Após a cerimônia, haverá apresentação do artista cearense Silvero Pereira, com o seu projeto“Silvero interpreta Belchior”, que estreou em 2021. As canções interpretadas pelo artista ganham as conotações de outro rapaz latino americano, de Mombaça, que driblou a fome e a sede através da arte. Unidos pela música, Belchior e Silvero se “encontram” no palco para “amar e mudar as coisas”. No repertório, “A palo seco”, “Toda suja de batom”, “Como nossos pais” e “Alucinação”, além de várias outras canções especiais para o intérprete.

Com capacidade para 100 lugares, a sala Cine+ trará aos moradores de Itapipoca e cidades circunvizinhas uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados, principalmente, aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o CINE+ conta com um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. E para garantir o acesso de todos, o espaço conta com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense

O novo espaço já abre com uma programação inaugural que celebra a produção do primeiro conteúdo audiovisual do estado. É a “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense”, que acontece de 9 a 16 de março, e apresentará ao público um panorama das produções realizadas no cinema cearense ao longo do século, com uma curadoria especial e homenagens. O evento contará com sessões no período da manhã, às 9h30, para estudantes de escolas públicas, e sessões noturnas, abertas a toda a comunidade, às 19h, com entrada gratuita. 

Para Ingrid Ferreira, diretora do CINE+, o cinema desempenha um papel fundamental na promoção da diversidade, inclusão e conscientização sobre questões sociais. “É uma arte que pode sensibilizar o público e estimular o debate em torno de questões como igualdade de gênero, direitos humanos, meio ambiente, entre outros temas. A mostra ‘Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense’ vem para ampliar o acesso à cultura e estimular o pensamento crítico, fortalecendo os laços sociais e promovendo a cidadania”, completa.

A iniciativa faz parte do programa CINE+: cultura, educação e sustentabilidade, que consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros. Ela está presente no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, com o propósito de formar plateias para o audiovisual e servir como escola para técnicos e produtores da área.

O Cine+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará. Agradecimento: Enel.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas – Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará – Subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

SERVIÇO

Inauguração da Sala Multiuso Cine+: 08 de março, às 19h, na Rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade com apresentação de Silvero Pereira com o show “Silvero interpreta Belchior”. 

Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense: de 9 a 16 de março, na Sala Multiuso Cine+. Sessões às 9h30, para estudantes de escolas públicas e às 19h, para o público em geral, com acesso gratuito.

Programação completa – Site: www.cinemais.art.br. Redes sociais: @redecinemais

Postagens Relacionadas