Comitiva alemã formada por representantes de associações setoriais e de instituições voltadas para economia de hidrogênio verde visita unidade do SESI SENAI Ceará

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, recebeu hoje (16/03), na unidade SESI SENAI da Barra do Ceará, em Fortaleza, a delegação formada pelos representantes de associações e de instituições da Alemanha voltadas ao mercado de Hidrogênio Verde (H2V).

A missão empresarial organizada pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ), em cooperação com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), contou com os seguintes executivos: a Diretora Executiva Adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, Loana Von; a Assessora Técnica do Programa H2 Brasil da GIZ, Gianna Pedot; a Vice-presidente da AHK Rio e Diretor Gerente da MAN Energy Solutions Brasil, Jens Hürren; o Conselheiro e Chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock, Romuald Bittl; o Presidente do Conselho DWV, Werner Diwald e a Assessora de Comunicação Internacional BVES e Catharina Horn e Gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh, Ekaterina Esche e a Gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh, Catharina Horn.

Ao conhecerem as ações do SESI e do SENAI Ceará nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde, os executivos saíram da unidade certos de que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) está exercendo um importante papel econômico e social, ao promover medidas voltadas para a produção do combustível sustentável. “É um projeto muito interessante, uma vez que vocês apresentam um rico potencial em energias renováveis, que são as fontes mais limpas e sustentáveis para a produção do Hidrogênio Verde. Temos certeza que o Brasil é um país que vai contribuir muito para a descarbonização do planeta e, depois de tudo que costatamos e do que temos estudado, o Estado do Ceará apresenta condições ideias, seja do ponto de vista natural, assim também como geográfico”, disse a Assessora de Comunicação Internacional BVES, Ekaterina Esche.

Os executivos alemães participaram de uma apresentação dos serviços educacionais e tecnológicos oferecidos pelo SESI e SENAI Ceará, realizada pelo gestor das duas instituições, Paulo André Holanda. Além de reforçar a liderança do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará pontuou como as entidades têm contribuído com o desenvolvimento industrial do estado. “O Ceará tem as melhores condições para produção de hidrogênio verde e energias renováveis, e o SESI e o SENAI Ceará assumem papel fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento dessa cadeia de valor. Esse é motivo de muito orgulho e explica porquê tantas empresas estrangeiras estão nos visitando e com isso, estamos assinando diversas parcerias estratégicas”, disse.

Ao apresentar o instituto SENAI de tecnologia em Energias Renováveis e Eletrometalmecanica, Paulo André Holanda enfatizou a quantidade de laboratórios, os serviços técnicos e consultorias que vem sendo realizadas. Alguns projetos como o desenvolvimento de um biodigestor modular, consultorias em eficiência energética, o capacete elmo tiveram destaque.

Além de inovação e tecnologia, o SESI SENAI Ceará tem uma enorme expertise na formação profissional, principalmente nas áreas de energias renováveis e de mecânica. Por isso, diante da crescente demanda, foi selecionado para participar do projeto H2Brasil da GIZ. “A GIZ é uma importante parceira que está nos ajudando a implementar os primeiros cursos de hidrogênio verde. Uma parceria que nos orgulha e que contribui com a nossa missão de melhorar a vida das pessoas através da educação“, afirmou o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará.

Paulo André Holanda também enfatizou os serviços que estão sendo realizados para a entrega do Centro de Excelência em Transição Energética, na unidade do SESI Ceará e SENAI Ceará, na Barra do Ceará e agradeceu o empenho dos parceiros Enel, Maersk Training, Aeris e da Agência de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, GIZ.

Em seguida, a comitiva visitou a rede pedagógica de distribuição de energia, os laboratórios de realidade virtual, de sistemas fotovoltaicos, de energia éolica, além de ter presenciado a realização de cursos técnicos.

Paulo André Holanda esteve acompanhado durante a recepção da delegação alemã pelo Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; pelo Gerente da unidade do SENAI Ceará, Sales Brandão; da Assessora Técnica para assuntos de transição energética do SESI SENAI Ceará, Isabela Maciel; do Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), de Maracanaú, Carlos Egberto, e do Assessor do SENAI Ceará, Walaci Fialho.

Jurandir Picanço enalteceu os resultados da visita. “Esse momento foi de suma importância porque demostra que o Ceará e a Federação das Indústrias estão totalmente inseridas no novo mercado do Hidrogênio Verde. Essa é uma delegação de alto nível, formada por representantes de associações de empresas alemãs todas relacionadas à produção do Hidrogênio Verde e vieram conhecer as nossas potencialidades”, finalizou.

Postagens Relacionadas