Uma comitiva do Banco de Desenvolvimento do Brics, acrônimo que reúne as cúpulas dos governos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esteve reunida hoje (10/12) com o presidente da FIEC, Beto Studart. A comitiva era composta por Sarquis José Buainain Sarquis, vice-presidente para Estratégia, Risco e Parcerias; Couto Silva, assessor do vice-presidente; Garvit Sah, e os responsáveis pelas Operações com o Brasil, Raisa Leão e Alexandre Takahashi. Participaram ainda do encontro a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota; e o assessor para assuntos internacionais do Governo do Ceará, Hélio Parente.
No encontro, foi apresentada por Sarquis, a intenção de ampliar a relação dos organismos internacionais com o Ceará na área de investimentos. Os representantes do Banco demonstraram interesse em projetos e investidores que possam se utilizar de taxas mais atrativas do que as oferecidas pelo mercado nacional. Nesse sentido, se pretende aprofundar esses entendimentos, principalmente com foco nas áreas de infraestrutura e logística.
A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho entre os chanceleres dos quatro países à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2007, o Brasil assumiu a organização do encontro e, nessa ocasião, verificou-se que o interesse em aprofundar o diálogo mer