Na manhã desta terça-feira, 08/10, o Museu da Indústria (SESI/FIEC) realizou a abertura da exposição “Caminhos do Café no Ceará”, uma parceria com o Sindcafé, com patrocínio do Grupo 3corações, e que estará aberta ao público a partir desta quarta-feira, 09/10. A cerimônia contou com a participação do Presidente da FIEC e Vice-Presidente da CNI, Ricardo Cavalcante.
“A cultura é necessária em nossas vidas e é muito importante no desenvolvimento do caráter das pessoas, principalmente dos jovens. Esta belíssima exposição sobre o café nos deixa felizes, pois o café chegou ao Brasil em 1727. Em 1747, já estava no Ceará. Por isso, temos uma bela história para contar sobre esse setor”, disse Cavalcante.
Apresentada pelo Gestor do Museu, Luis Carlos Sabadia, a solenidade de abertura também teve a presença de Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; Roberto Macêdo, ex-Presidente da Federação e atual Presidente do Sinditrigo-CE; de Francisco José Soares Uchôa, mais conhecido como coronel Uchôa, produtor de café e proprietário do sítio Águas Fina (serra de Baturité); e do Presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima.
“O Brasil é, hoje, um dos maiores produtores de café do mundo. 98% do povo brasileiro toma café. Portanto, é muito importante entender a ancestralidade das coisas. Não podemos viver o mundo do café sem termos a experiência de conhecermos profundamente sua jornada em todo o mundo e no Ceará”, comentou Lima, sobre a importância da exposição.
“A ideia desta exposição nasceu porque, em 2022, celebrou-se os 200 anos da chegada das mudas de café ao Ceará [em Guaramiranga] e, de lá para cá, muita coisa aconteceu. Agora, estamos jogando uma luz sobre o trabalho que é desenvolvido por todos que fazem a cadeia produtiva do café no nosso estado. E estamos, também, na comemoração dos 10 anos do Museu da Indústria”, disse Luis Carlos Sabadia.
A exposição
Apesar do nome, a exposição “Caminhos do Café no Ceará” traz um panorama histórico completo de como o café espalhou-se pelo mundo, até chegar ao Brasil, ao Nordeste e ao nosso estado – e também o movimento inverso: do Ceará para o mundo. Montada no primeiro piso do Museu da Indústria, promove uma experiência única e ambienta os visitantes para a compreensão dos contextos que levaram o Ceará a ter grandes produtores de café. Uma verdadeira viagem pela origem, expansão e inovação da segunda bebida mais consumida no mundo.
Também é possível entender como é o processo produtivo, os tipos de cultivo, moagem e torra, além de, ao final da visita, contar com uma cafeteria com vista privilegiada para o Passeio Público.
O evento contou com a presença de alunos da Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo (Centro de Fortaleza). Após a cerimônia, os convidados fizeram uma visita guiada à exposição “Caminhos do Café no Ceará” e, na sequência, à exposição “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”.
Também estiveram presentes: André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC (e Presidente do Sindcarnaúba-CE e do Centro Industrial do Ceará – CIC); Carlos Rubens, Diretor Financeiro Adjunto da FIEC (e Presidente do Simagran-CE); Milene Pereira, Presidente do Sindcafé-CE; José Antunes Mota, Presidente do Sindlacticínios-CE e Diretor da FIEC; Lauro Martins, Diretor da FIEC; Marcos Albuquerque, Conselheiro Fiscal da FIEC: Edgard Segantini Junior, Presidente do Sindsorvetes-CE; Agostinho Alcântara, Presidente do Sindserrarias-CE e do Sindsal-CE; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções-CE; Alex Martins, Presidente do Sindpan-CE; Mark Augusto Lara, Presidente do Sindverde-CE; Patrícia Xavier, Coordenadora do Nùcleo Educativo do Museu da Indústria; além de Gerentes e Coordenadores do Sistema FIEC.
Museu da Indústria
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza (CE) – 🔎Veja no mapa
Horários de visitação: Terça* a Sábado: de 9h às 17h (com acesso até às 16h30) / Domingo: de 9h às 13h (com acesso até às 12h30).
Contato e agendamento de grupos: (85) 3201.3901