Fetrans anuncia nove empresas cearenses do transporte como vencedoras da 21º edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar e homenageia empresário Erivaldo Arraes com comenda Destaque Ambiental

Cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu ontem (09), na sede da Federação

O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans), está na sua 21ª edição e anunciou as empresas vencedoras do Ceará, ontem (09), em cerimônia que aconteceu na sede da Federação, reunindo empresários e profissionais do setor, representantes dos sindicatos filiados à Fetrans e autoridades.

A premiação, que pelo terceiro ano consecutivo, registrou recorde de empresas inscritas, é uma das mais tradicionais do setor de transportes e tem como objetivo reconhecer, divulgar e fomentar as práticas organizacionais das empresas do setor que estão comprometidas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance – do inglês, Ambiental, Social e Governança) e com implantação e manutenção de melhorias que contribuam para reduzir os impactos da atividade no meio ambiente e para o alcance das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecidas na lista dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Concorreram ao prêmio, neste ano, 55 empresas do setor de transporte de diversos modais (rodoviário, ferroviário, metroviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário). Ao todo, nove empresas foram agraciadas com a honraria.

Categoria prata

– Auto Viação Fortaleza

– Auto Viação São José

– Termaco Terminais Marítimos de Containers e Serviços Acessórios

Categoria Ouro

– Fretar Logística e Transporte

– Viação Urbana

– Cerama Transportes

Categoria Ouro Inovador

– Auto Viação Dragão do Mar

– Expresso Guanabara

– Organizações Guimarães – Empresa Vitória

– Transportes Urbanos Aliança

– Vega S/A Transporte Urbano

– Daniel Transportes

Na cerimônia, também foi entregue o tradicional Troféu Destaque Ambiental – uma homenagem da Fetrans a personalidades e instituições que se destacam na defesa e na promoção de práticas sustentáveis e de uma sociedade mais limpa, justa e igualitária.

Neste ano, a honraria foi dedicada ao empresário Erivaldo Arraes, um dos sócios-fundadores do Grupo Marquise – um dos maiores conglomerados empresariais do País. Há 40 anos, o Grupo atua na gestão de resíduos sólidos e está entre as três maiores líderes do setor. Sob o comando de Arraes, o Grupo esteve presente em obras fundamentais para o desenvolvimento do País, sendo responsável por projetos pioneiros como a primeira usina de biometano do NE e a maior usina de dessalinização do país, que será construída em Fortaleza.

O PMQA existe desde 2002 e já premiou, só no Ceará, mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. O Prêmio é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.

Postagens Relacionadas