FIEC recebe delegação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe, nesta quinta-feira (16/03), a visita de integrantes da delegação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio). O encontro acontece no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria, em Fortaleza.

A delegação é composta por key opinion leaders, convidados que representam um grande número de empresas interessadas na parceria com o Brasil na área da economia de transição energética.

Na agenda, os executivos irão conhecer o potencial cearense na área do Hidrogênio Verde (H2V), com o objetivo de estabelecer um canal de negociação entre os dois países.
A visita começa às 9h. Os executivos alemães serão recepcionados pelo 1° Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, e participarão de uma série de eventos. Um representante do Governo do Estado do Ceará terá um momento de fala para o grupo.

Na ocasião, os integrantes da delegação se pronunciarão. Também estão programadas palestras da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, dos consultores Jurandir Picanço e Mônica Panik, e do Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Ao final, representantes de empresários e da academia cearense apresentarão oportunidades de parcerias no Ceará.

O encontro representa o reconhecimento da comunidade científica e empresarial alemã a respeito do potencial cearense como produtor de energias renováveis, em função de nossas condições climáticas e geográficas, que classificam o Ceará como “A Casa do Hidrogênio Verde”.

Visita anterior

No mês passado, a unidade do SESI SENAI da Barra do Ceará recebeu a visita de 40 executivos alemães que vieram conhecer as bases da indústria do Hidrogênio Verde no Ceará.
Na comitiva, os diretores da FIEC receberam a Ministra da Economia, Trabalho e Turismo do estado federado de Baden-Württemberg, Nicole Hoffmeister-Kraut. Com uma população maior do que a do Ceará e economia pujante, a região reúne expressivas empresas como Mercedes e Porsche (setor automobilístico), SAP (software empresarial mais usado no mundo), Wurth (ferramentas), além da Boss (vestuário).
 
Conheça os Key Opinion Leaders
DWV – Deutscher Wasserstoff- und Brennstoffzellen-Verband e. V.:

Representante: Sr. Werner Diwald, Presidente do Conselho
A Associação Alemã para Hidrogênio possui atualmente 175 empresas e 429 representantes associados, atuando para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio sustentável e de baixas emissões. Tem como objetivo as condições regulatórias e tecnológicas do setor.

NOW GmbH:
Representante: Sra. Catharina Horn, Gerente do Programa Internacional de Soluções Energéticas
A organização nacional para tecnologias em hidrogênio e célula combustível (NOW, na sigla em alemão) foi criada em 2008, com o objetivo de executar projetos dos ministérios federais alemães nas áreas de mobilidade sustentável e energia. Visa garantir a implementação de programas de financiamento federal e identificar oportunidades de parceria e cooperação.

BVES – Bundesverband Energiespeicher Systeme e.V.:
Representante: Sra. Ekaterina Esche, Assessora de Comunicação Internacional.
A Associação Federal de Sistemas de Armazenamento de Energia representa os interesses de 250 empresas associadas com o objetivo de desenvolver e comercializar sistemas de armazenamento de energia nas áreas de hidrogênio, eletricidade, calor e mobilidade. Atua em projetos entre os setores públicos e privados.

H2 Rostock
Representante: Sr. Romuald Bittl, Conselheiro e Chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock
A iniciativa Hidrogênio Rostock desenvolve abordagens inovadoras e apoia projetos para uma transformação energética integrada e sustentável com o objetivo de neutralidade climática até 2035. Com diversos parceiros, incluindo cidades e universidades da região norte da Alemanha, visa a cooperação com empresas e instituições de pesquisa, em especial com a região portuária de Rostock, onde será construída uma usina de eletrólise para a produção de hidrogênio verde, facilitando a distribuição nacional e internacional.

VDMA
Representante: tbc
A Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau e.V VDMA), com sede em Frankfurt, reúne mais de 3.500 empresas associadas, o que lhe confere a posição de maior associação industrial da Europa.

GIZ – Programa H2 Brasil
Representante: Sra. Gianna-Maria Pedot, Assessora Técnica do Pilar de Disseminação do Programa
O H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Tem como objetivo principal apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde e produtos derivados no Brasil e avaliar o desenvolvimento do mercado e projetos em H2V/PtX no país.

Postagens Relacionadas