Fundação Edson Queiroz lança a campanha Doe de Coração 2024

O evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados e autoridades de saúde

Na manhã desta segunda-feira (2), a Fundação Edson Queiroz — mantenedora da Universidade de Fortaleza — lançou a 22ª edição da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos no Ceará. Realizado no auditório da Biblioteca Central, o evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados e autoridades de saúde. 

O grupo Coral Unifor fez a apresentação de abertura da cerimônia, ao som de “Doador”, música-tema da campanha, de Edinho Vilas Boas e Xico Torres. Logo em seguida, foi apresentado o vídeo oficial da Doe de Coração 2024. Após esse momento inicial, foi montada a mesa de abertura, composta por:

  • Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz;
  • Igor Queiroz Barroso, curador da Fundação Edson Queiroz; 
  • Randal Pompeu Martins, reitor da Unifor;
  • Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS);
  • Mônica Studart, coordenadora da Doe de Coração 2024; 
  • Ana Cristina Mendes, artista que assina a nova marca da campanha.

Lenise Queiroz foi a primeira a discursar. A presidente destacou o crescimento notável no número de transplantes no Ceará desde a criação da campanha, em 2003. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), esse aumento foi de 410%. Ela também ressaltou a importância da doação de tecidos e órgãos, que transforma milhares de vidas diariamente ao redor do mundo


A doação não é apenas um ato de solidariedade, é um poderoso gesto de amor. Ao dizer “sim” para a doação, transformamos dor em esperança, abrindo a possibilidade de salvar até oito vidas. Quando uma família faz essa escolha, está doando um futuro a outra família que espera por um milagre. E por isso que hoje, mais do que nunca, reforçamos a necessidade de comunicar esse desejo de ser doador aos nossos entes queridos” — Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz

Em seguida, Igor Queiroz foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a importância da campanha para sua vida e a de sua família, que foi transformada pela doação de órgãos. A professora do curso de Enfermagem, Mônica Studart, deu continuidade aos discursos. Como coordenadora da campanha Doe de Coração 2024, ela demonstrou entusiasmo e um profundo senso de responsabilidade social ao liderar a iniciativa.


A campanha nasce com um propósito claro e essencial: mobilizar a força e o espírito de colaboração de todos nós – alunos, funcionários, profissionais, residentes, acadêmicos e membros da comunidade – para fazer a  diferença na vida daqueles que enfrentam situações desafiadoras à espera de um órgão. Em um momento em que a solidariedade e a empatia são mais importantes do que nunca, temos a oportunidade de contribuir na educação permanente à população” — Mônica Studart, coordenadora da Doe de Coração 2024

Ela acrescentou que o seu objetivo é simples, mas poderoso. “Queremos unir    esforços para conseguirmos o máximo possível de famílias favoráveis a doação para que possam transformar vidas e proporcionar alívio para aqueles que enfrentam filas à espera  de um transplante. Cada contribuição, por menor que pareça, é  um ato de amor e um gesto de esperança para muitos”, declarou. 

Por fim, Ana Cristina Mendes falou sobre o processo criativo por trás da identidade visual da Doe de Coração 2024, destacando como a arte pode ser um veículo poderoso para transmitir mensagens de solidariedade e esperança.

O coração que Cristina criou para a campanha deste ano tem um pedaço da obra “Mar-tecido” (2015), uma veste de 20 metros que alcançou distâncias, abarcou mundos e diluiu fronteiras para o longe de casa. A artista criou um coração vestido de mar para essa campanha, que propõe um desaguar, um extravasamento.

Após os discursos, foi apresentado o vídeo dos embaixadores da doação de órgãos e tecidos. Eles são transplantados, doadores, familiares de doadores e profissionais da comunicação e da saúde. Deram depoimento: Gaída Dias, Luiz Esteves, Magna Alves e Tais Lopes. A cerimônia encerrou com uma fala emocionante de Gaída Dias, mãe de uma doadora, que representou os embaixadores no evento.  

Vale destacar que o lançamento da Doe de Coração 2024 também contou com a presença de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor. A partir da campanha, eles vão realizar ações sociais em espaços públicos, hospitais e instituições parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Mostra Doe de Coração

O lançamento da campanha também marcou a abertura da mostra Doe de Coração, que está localizada no hall da Biblioteca Central e permanecerá em exibição até o dia 30 de setembro. Nela, estão expostos os trabalhos que já ilustraram a campanha, produzidos pelos os seguintes artistas:

  • 2017 > Nacélio Grud
  • 2018 > José Guedes
  • 2019 > Totonho Laprovítera
  • 2020 > Francisco Delalmeida
  • 2021 > Sérgio Helle
  • 2022 > Mário Sanders
  • 2023 > Stênio Burgos
  • 2024 > Ana Cristina Mendes

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