Encerrando o ciclo de oportunidades na criação de produtos e soluções para empresas em 2024, o IEL Negócios realizou sua 10ª edição nesta quarta-feira (30/10), na Casa da Indústria. O último encontro do ano foi marcado pela palestra “Planejamento Estratégico: Da teoria à prática para crescer em 2025”, ministrada pelo consultor empresarial Marcos Braun. O evento reuniu empreendedores e empresários de diversos setores da economia, oferecendo novos insights e promovendo uma mudança de mindset na tomada de decisões de mercado.
A palestra convidou os participantes a adotar uma nova perspectiva para o próximo ano, com foco no aprimoramento dos métodos de planejamento e nas estratégias de negócios.
“Sabemos que 2024 foi um ano desafiador, especialmente para quem empreende e toma decisões. A ideia é que possamos ajudar as pessoas a enxergar o cenário de forma mais ampla, projetando formas de tomar decisões e, ao mesmo tempo, utilizar o planejamento estratégico de maneira útil e prática”, afirmou Marcos Braun.
Durante sua apresentação, o consultor buscou desmistificar o conceito de planejamento estratégico dentro das organizações. “É comum que as empresas acreditem estar fazendo planejamento estratégico, quando, na verdade, estão apenas implementando ações de um plano. O planejamento estratégico envolve uma concepção estratégica completa, direcionando as prioridades da empresa e buscando meios de medir resultados para tomar decisões mais acertadas”, explicou.
O evento também contou com a participação de Tiago Lucena, fundador da Escola de Leads, que ressaltou a importância das discussões promovidas pelo IEL Negócios ao longo do ano. Ele destacou que os temas abordados são fundamentais para os gestores e empresários cearenses, contribuindo para alavancar seus resultados no cenário global.
Para Margaret Lins, gerente de Pesquisa e Inovação do IEL Ceará, o 10º encontro concluiu uma trilha de oportunidades, fruto do intenso trabalho dos profissionais do IEL e de seus parceiros na criação de produtos e soluções para empresas. Esses temas incluíram gestão financeira, marketing, pesquisa, liderança e recursos humanos, sempre com uma abordagem mais inovadora e focada nas pessoas.
“Esperamos dar continuidade a esse trabalho em 2025, trazendo novas propostas para as empresas. Nossa intenção é mostrar ao mercado todas as soluções que o IEL oferece para o desenvolvimento empresarial. Ao longo do ano, abordamos áreas fundamentais para os negócios, como finanças, marketing, pesquisa de mercado e inovação”, projetou Lins.