Para os inscritos no evento, a empresa pede dois quilos de alimentos que serão doados para o Instituto Dr. Vandick Ponte, instituição sem fins lucrativos na área da saúde mental.Partindo do princípio que a saúde mental não é apenas um tema restrito às áreas médica e psicossocial, mas também é responsabilidade de todas as pessoas e das organizações, a Mentsaúde realiza em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o II Encontro Cearense de Saúde Mental nas Organizações, com o tema Saúde Mental e Felicidade Corporativa: porque investir nesse caminho? O evento gratuito acontecerá, dia 26 de janeiro, das 8h às 17h30, no auditório da FIEC. Aos inscritos é solicitada a doação de dois quilos de alimentos para beneficiar os pacientes do Instituto Dr. Vandick Ponte.
Com palestras de Veruska Galvão, psicóloga e empreendedora que falará sobre “Felicidade Corporativa” e Severino Ramalho Neto, presidente dos Mercadinhos São Luiz, que abordará o “Case dos Mercadinhos São Luiz na Saúde Mental dos Colaboradores”, a expectativa é receber um público de 150 empresas e 300 pessoas em um debate construtivo, mediado pelas psicólogas e CEOs da Mensaúde, Sissi Machado, Mariana Crisostomo e Mirna Tinoco, mostrando casos reais e soluções adequadas para trabalhar a segurança psicológica e uma cultura de cuidado integrado com o objetivo de proporcionar mais felicidade e bem-estar no ambiente de trabalho.
Os problemas relacionados à saúde mental vão além do impacto na vida dos colaboradores, pois geram perda no faturamento das empresas. Na economia brasileira, por exemplo, o déficit chega a 4,7% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo estudo, realizado em março de 2023, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Essa realidade se reflete em afastamentos por depressão, burnout, ansiedade, entre outras doenças. Para se ter uma ideia, segundo a Pesquisa Vigitel 2023 da OMS “Panorama da Saúde Mental”, as capitais do Nordeste que apresentam um maior número de pessoas com quadros depressivos são Fortaleza e Natal.
“Percebemos que empresas no mundo todo têm investido em estratégias para cuidar da segurança psicológica de suas equipes, e nesse caminho a liderança é o pilar central”, ressalta Mirna Tinoco, psicóloga e CEO da Mentsaúde, empresa promotora do evento. De acordo com a psicóloga, a felicidade corporativa é um caminho importante, inclusive, para garantir a sustentabilidade das organizações, proporcionando satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho. “Eu sempre reforço que quem não entende de pessoas, não entende de negócios, então falar sobre saúde mental é estratégico para todas as empresas”, ressalta Mirna Tinoco.
A ideia do evento, segundo a psicóloga e CEO da Mentsaúde, Mariana Crisostomo, surgiu em 2022, no pós pandemia, período em que as empresas começaram a sentir o aumento dos adoecimentos ligados à saúde mental tanto dos colaboradores como dos gestores. “A primeira edição do evento foi realizada em janeiro de 2023 e teve uma grande adesão, portanto decidimos realizar esse segundo encontro. Nosso público-alvo são gestores, líderes e profissionais de RH que se preocupam com a saúde emocional dos colaboradores da empresa”, explica.
Além de apresentar dados, pesquisas e casos reais sobre saúde mental, o propósito do evento é mostrar soluções concretas e possíveis de serem realizadas dentro das organizações, segundo Sissi Machado, psicóloga e CEO da Mentsaúde. “O encontro tem o caráter de trazer conhecimento para as pessoas, pois ainda há muito desconhecimento em relação a saúde mental dentro das empresas, além de ser tratado como um tabu, algo que não é trabalhado abertamente. A gente vê muito esse silêncio prejudicando a vida das pessoas e o resultado desses negócios. Apresentamos então a gestão humanizada que promove Felicidade Corporativa como uma das soluções dessa questão”, frisa a psicóloga Sissi Machado.
Participarão também do evento a jornalista Karla Sousa, CEO das Asas Comunicação Humanizada que abordará o tema Comunicação que Inspira: porque é importante divulgar as boas práticas? e o nutricionista esportivo e personal trainer, Davi Fiuza, falando sobre a influência da alimentação e dos exercícios na saúde mental.
O evento realizado pela Mentsaúde terá como cerimonialista Isac Buenos e o patrocínio dos Mercadinhos São Luíz, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), das empresas Asas Comunicação Humanizada, Tokyo Produções, LIVSAÙDE, Remote Life Coworking, Age Práxis Social e de Lena Nobre Cenografia.
II Encontro Cearense de Saúde Mental nas Organizações
Realização: Mentsaúde @mentsaude
Data: 26 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h30
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará ( FIEC) Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota.