A manutenção preventiva é fundamental para garantir que o apartamento esteja em boas condições de segurança
A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), está engajada em conscientizar os síndicos e moradores sobre os cuidados necessários para prevenir incêndios em prédios residenciais em Fortaleza. O alerta vem após a ocorrência de mais um incêndio em edifício no bairro Aldeota, em Fortaleza.
De acordo com o presidente da Adconce, Marcus Melo, o primeiro passo é certificar se os moradores estão cientes dos perigos do fogo e da fumaça. “É importante que eles saibam identificar com rapidez os sinais de um incêndio iminente e saber como reagir se um incêndio começar. Isso inclui ter um plano de evacuação e orientação de como usar extintores de incêndio”, explica.
Segundo Marcus Melo, também é importante garantir que os equipamentos de segurança contra incêndios, como detectores de fumaça, mangueira de hidrantes, extintores, sprinkles e alarmes de incêndio, estejam em bom estado de funcionamento e sejam testados regularmente. Os moradores devem tomar medidas para minimizar os riscos, como não fumar dentro do apartamento, não sobrecarregar tomadas elétricas e não deixar velas acesas sem supervisão.
Além disso, a manutenção preventiva é fundamental para garantir que o apartamento esteja em boas condições de segurança. Isso inclui verificar regularmente o sistema elétrico e as tomadas, assim como os aparelhos eletrodomésticos, e substituir ou consertar qualquer item que esteja danificado.
Outra precaução importante é a manutenção de um ambiente livre de objetos inflamáveis, como produtos químicos, solventes e materiais inflamáveis. Os moradores devem ter cuidado ao armazenar produtos químicos e garantir que eles estejam em locais seguros e longe de fontes de calor.
“A segurança predial é responsabilidade de todos, mas as administradoras têm o dever de informar e alertar os síndicos e responsáveis legais sobre as exigências legais relacionadas às edificações, além de ajudá-los na gestão dos processos necessários para manter a segurança do prédio”, finaliza Marcus Melo.