Inglês é para a vida!Flávia Bento, diretora da escola de inglês Red Ballon, dá dicas sobre a importância das atividades lúdicas em casa.

Flavia Bento diretora da escola de inglês Red Balloon da dicas sobre a importância das atividades lúdicas em casa.

A importância das crianças conciliarem a escola com atividades lúdicas em casa

Ao longo dos anos, com as mudanças de currículo e a criação do ENEM, por exemplo, vimos as crianças serem cada vez mais cobradas na escola. Seja na complexidade de conteúdos ou carga horária sobrecarregada as escolas têm exigido cada vez mais dos alunos. É importante lembrarmos que cada fase do desenvolvimento infanto-juvenil necessita de impulsos específicos.

Na infância, brincar é uma necessidade tanto física quanto cognitiva. Por isso, a importância do lúdico em casa. Brincadeiras, jogos, atividades artísticas livres tem um papel importante na formação das crianças à medida que sistematiza as experiências e colabora com a organização dos processos em andamento.

A criança reproduz o discurso externo, o internaliza, interpreta e constrói seu próprio pensamento. Flavia Bento, diretora da escola de inglês Red Balloon da dicas sobre a importância das atividades lúdicas em casa, tendo como tema “Inglês é para vida”.

Como os pais podem ajudar nesse processo de aprender um outro idioma?

Quando os pais falam inglês, por exemplo, transformar momentos de rotina em momentos de imersão, pode ser uma boa. Desde o momento da homework da Red Balloon, as brincadeiras, até as receitas em família podem ser momentos ricos de imersão.

Quando os familiares não falam inglês, contém com outros elementos da rotina das crianças que já são propensos para a prática da segunda língua como assistir desenhos e filmes em inglês, jogos virtuais ou não, músicas e momentos de leitura também.

Ensine algumas estratégias de como os pais podem ensinar o nome dos membros da família em inglês para os filhos.

É importante lembrar que diferente de um adulto a criança aprende e prática uma segunda língua através da exposição a um ambiente bilíngue. O processo é inconsciente e natural. Incluir vocabulário e expressões idiomáticas na rotina da família pode ser não só divertido mas eficiente também. Os pais fluentes podem propor um momento do dia ou da semana no qual só se fala em inglês.

Os pais que não são falantes da língua inglesa podem contribuir com palavras e expressões comuns como as famosas palavras mágicas, membros da família, partes da casa, peças de roupas, números e cores!!

Postagens Relacionadas