Ministro Silvio Almeida visita sede da Cufa Barroso e entrega certificados do Projeto Estação Favela nesta quarta-feira (3)

Os cursos são promovidos pela Universidade Federal do Ceará e Cufa, a partir de recursos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), Silvio Almeida, irá visitar a sede da Cufa Barroso e participar da entrega de certificados de conclusão de curso promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o MDH e a Central Única das Favelas (Cufa).  O evento será realizado na quarta-feira (03), às 11h, na sede da Cufa, no Barroso (Rua Regina de Fátima, 3821).

Os cursos integram o projeto “Estação Favela”, que promove capacitações nas áreas temáticas de liderança, empregabilidade, acesso à tecnologia e educação financeira a partir de recursos destinados pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.

As atividades dos cursos acontecem nas sedes da Cufa no Barroso e no Poço da Draga. Os participantes são certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC. O projeto desenvolverá atividades até a metade de 2025, prevendo ainda a realização de feiras e eventos. Os cursos ofertam turmas com 15 alunos e carga horária mínima de 20 horas.

O conteúdo dos cursos é trabalhado durante aulas teóricas e práticas. Os participantes são preparados para gerenciar eventos culturais, desenvolver novos negócios, liderar projetos, realizar feiras de esportes e iniciativas de economia solidária.

Estação Favela  

O projeto Estação Favela promove cursos de qualificação, formação e capacitação nas áreas de Liderança, Empregabilidade, Educação Financeira e Acesso à Tecnologia prioritariamente para jovens, mulheres e pessoas negras, além de realizar ações e eventos relacionados às atividades de formação nos territórios no Barroso e no Poço da Draga (Praia de Iracema).

Sobre a Cufa  

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina; a LIBRA, a Liga Internacional de Basquete de Rua; a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo; e o projeto Mães da Favela, que fornece atualmente cestas básicas e vale-gás para as chefes de família. 

Serviço

Entrega de certificados com a presença do ministro Silvio Almeida
Data: Quarta-feira (3)
Hora: 11h

Local: Sede da Cufa – Barroso (Rua Regina de Fátima, 382, Passaré)

Postagens Relacionadas