Agora, é possível visitar virtualmente duas exposições do Museu da Indústria: a “Carnaúba: Árvore da vida” e a “Eletricidade – história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”. As tours virtuais estão disponíveis no site do museu (museudaindustria-ce.org.br), na aba “Programação”.
A imersão virtual nos espaços permite observar cada detalhe das exposições, inclusive assistir os vídeos e interagir com as explicações de cada conteúdo. Graças a essa tecnologia, os visitantes do site do Museu da Indústria podem ter a sensação de estar nos ambientes, com uma visão de 360° dos salões.
As exposições
A “Carnaúba: Árvore da vida” estreou no ano de 2017. Uma das vantagens da tour virtual é poder conhecê-la mesmo atualmente, já que a exposição ficou em cartaz até março de 2024. Nela, é contada a história da planta, seus usos e o papel no desenvolvimento do Ceará, desde a década de 1940. A exposição trata, em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, da importância da carnaúba para o estado. Os visitantes virtuais passeiam por aspectos botânicos, geográficos e de história, na valorização desta planta como símbolo do Ceará. São abordados ainda os benefícios da carnaúba, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.
“Carnaúba: Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início ainda no século XIX, e se consolida com H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época. A viagem começou na sede da SC Johnson em Racine, Wisconsin (EUA). Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba. Além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.
Já a exposição “Eletricidade – história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”, que ainda está em cartaz para visitas presenciais, conta a história da chegada e do uso da energia elétrica no estado, justamente no edifício que já abrigou a sede da Companhia de Energia Elétrica do Ceará, de 1935 até o final da década de 1980.
A exposição destaca o aprendizado sobre as matrizes energéticas, a preservação do nosso meio ambiente e como, enquanto consumidores e cidadãos, podemos ser responsáveis e proativos na relação entre consumo de energia e preservação ambiental. Retrata, ainda, um olhar para o futuro, pois trata também do desenvolvimento energético no Ceará, com as energias renováveis (eólica e solar) e as inovações, como o hidrogênio verde.
Conheça o Museu da Indústria
O museu é um equipamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), mantida pelo Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.
Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público (Praça dos Mártires), o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral Metropolitana, o Museu da Indústria é um marco cultural e turístico da capital cearense.
A edificação possui mais de 2 mil m² de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.
Visitas virtuais
🌳 Clique AQUI para fazer a tour virtual na exposição “Carnaúba”
⚡ Clique AQUI para fazer a tour virtual na exposição “Eletricidade”
Museu da Indústria
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza (CE) – 🔎Veja no mapa
Horários de visitação: Terça* a Sábado: de 9h às 17h (com acesso até às 16h30) / Domingo: de 9h às 13h (com acesso até às 12h30).
Contato e agendamento de grupos: (85) 3201.3901