Botecar reforça iniciativas gastronômicas que fazem Belo Horizonte Capital Criativa da Gastronomia pela Unesco

Festival gastronômico da capital vai até  30 de novembro e tem 37 botecos participantes

Confraternizações de fim de ano e três feriados. O calendário do Botecar 2023 foi escolhido como um motivo a mais para celebrar. A 7ª edição do festival gastronômico de botecos da capital mineira será de 31 de outubro a 30 de novembro. Ao todo, 37 bares localizados em todas as regionais da cidade participam com pratos inspirados na mineiridade.

A edição 2023 tem um tempero a mais, pois é a primeira realizada após a capital conquistar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido em outubro de 2019 pela Unesco. A iniciativa reforça o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, que posiciona e qualifica Belo Horizonte e região como polo turístico gastronômico de relevância, por intermédio de políticas públicas e da articulação da cadeia produtiva.

Belo Horizonte agora integra a Rede Mundial de Cidades Criativas, que é um dos principais programas da Unesco para colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana em nível local. Além da gastronomia, ela abrange artesanato e artes folclóricas, design, cinema, literatura, música e arte midiática. No Brasil, também fazem parte do grupo Belém/PA, Florianópolis/SC e Paraty/RJ (gastronomia); Brasília/DF, Curitiba/PR e Fortaleza/CE (Design); João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas); Salvador/BA (Música), e Santos/SP (Cinema).

O Botecar é uma das iniciativas que destaca a importância da capital mineira na gastronomia. O proprietário do bar Kxote, vencedor da edição 2019, participa este ano com o prato BenzoDeus. Ele acredita que a iniciativa valoriza a cadeia produtiva da gastronomia na cidade. “O festival é muito importante para reforçar a divulgação dos bares, ampliação de cartelas de clientes e para conhecermos novos fornecedores, por exemplo”, avalia. Durante o evento, cada boteco deverá elaborar seu tira-gosto com concepção livre. Os preços recomendados não podem ultrapassar entre R$30 a R$40. A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.

O vencedor do Botecar será escolhido pela soma dos votos de um júri especializado e do público, que vai eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular será registrado por meio de um QR code e direcionado para a plataforma de votação, digital. A apuração dos votos será auditada por empresa de especializada, independente.  A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados. Os nomes de todos os bares e pratos podem ser conferidos no endereço do Botecar no Instagram: @festival_botecar.

Além do título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a edição 2023 do evento deste ano sucede a 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece até o dia 31 de outubro. Na programação, estão reunidos chefs renomados, como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant; Janaina Rueda, chef e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito em 2022 o 7º melhor restaurante do mundo (World’s 50 Best) e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’.

Patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Outros patrocinadores: Petra – a cerveja oficial do festival, DelMaipo. Apoio: Cachaça Decisão e Jogano Bet  Promoção: Rádio Itatiaia, Rádio Light FM, Estado de Minas, TV Alterosa, Portal Uai e Revista Encontro. Realização: AL2 Eventos. Agência de turismo oficial: Itália Turismo.

Serviço
Botecar 2023

31 de outubro a 30 de novembro

Informações: @festival_botecar

Postagens Relacionadas