Localizada na Casa de Cultura de Sobral, a Sala de Cinema passa por obras de modernização e instalação de novos equipamentos de projeção.
A Sala de Cinema Cine Falb Rangel, única sala de cinema pública do Ceará e um dos importantes equipamentos culturais da cidade de Sobral, chega aos seus 25 anos de funcionamento. Para marcar esta trajetória, a Sala de Cinema está em processo de reforma, iniciado em 01 de agosto e com conclusão das obras previstas para o final de outubro, tornando o espaço cultural multifuncional para atender ao público do município e da região, e funcionar como plataforma cultural para as produções do Cinema cearense.
O novo projeto trará modernidade e a ampliação da acessibilidade das instalações para uma garantia mais completa de direitos fundamentais e da segurança de espaços públicos. Entre as melhorias técnicas e estruturais, a Sala ganhará palco com rampa, portas corta-fogo alargadas, poltronas para pessoas com obesidade e espaço para cadeirantes com acompanhante.
O nome do espaço homenageia José Falb Rangel (1905-1988), idealizador e empreendedor do campo da arte cinematográfica em Sobral. O local também representa a resistência da manutenção das salas e cinemas públicos, indo na contramão dos fechamentos de cinemas públicos país afora. A preservação e recuperação da Sala de Cinema Cine Falb Rangel possibilita a continuidade de um trabalho iniciado há quase 100 anos por Falb, ao trazer as clássicas produções de Hollywood para o imaginário coletivo sobralense e das cidades circunvizinhas.
A Sala de Cinema Cine Falb Rangel, também representa um importante meio de difusão para as obras audiovisuais produzidas em Sobral, visto que este cenário é pulsante e também movimentam o setor econômico local com suas produções de artes cênicas ou música, trabalhos que geram diálogo, formação, arte e cultura. Como exemplo da demanda pública é o histórico de festivais de audiovisual em Sobral, eventos como o Tá Roxeda, o Festival de Cinema Internacional de Sobral – CINEBRAL, o Festival Quarentena, o Festival Mostraí Cine Percepções e o Festival de Cinema Transcendental, entre outros.
O diretor de Ação Cultural do Instituto ECOA, Felipe Castro, responsável pela direção do projeto, afirma que: “O ecossistema da indústria cinematográfica é um dos campos da economia das artes que mais aquece, movimenta e dinamiza o sistema econômico-financeiro do Brasil. Estes setores são complexos e necessitam do engajamento de milhares de profissionais, o que impacta diretamente na geração de renda para pequenos, médios e grandes empreendedores. Vimos nos últimos anos um crescimento expressivo das produções audiovisuais locais, graças à Lei Paulo Gustavo, que não só movimentou o setor de produção e realização, como também, deu a oportunidade de espaços de fruição já existentes serem revitalizados. Esperamos que com a reforma e manutenção do Cine Falb Rangel, possamos colocá-lo no circuito de exibições de grandes produções audiovisuais, sobretudo, pelo grande potencial turístico e cultural que Sobral sempre teve”.
O diretor-presidente do Instituto ECOA, Mendes Júnior, responsável pela direção geral do projeto, fala sobre a importância da documentação histórica que a produção do minidoc sobre José Falb Rangel tem para a cultural sobralense, “Pessoas que gravaram seus nomes, por exemplo, na cultura – no sentido mais amplo do termo – e que participaram de processos que intimamente ligam-se à identidade e à memória do povo e da cidade. O resgate de nomes de indiscutível relevância, portanto, torna-se essencial para sua gente, não só para um maior conhecimento, mas principalmente para preservação e conservação dos bens, no caso, imateriais”.
A Sala de Cinema realiza, atualmente, três programas: Cinema na Casa, Cineminha na Casa e Encontro de Cineclubes.
Aliado à realização da obra, é previsto a produção de um documentário com foco em pesquisa histórica da sétima arte em Sobral, cuja exibição acontecerá na reabertura do Cine, com data prevista ainda para o segundo semestre de 2024.
A Reforma da Sala de Cinema Cine Falb Rangel é uma realização do Instituto ECOA com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). Conta ainda com consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas e apoio institucional da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral.
Mais informações @cinefalbrangelreforma
Sala de Cinema Cine Falb Rangel
Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral-CE