Como as redes sociais podem desencadear gatilhos que abalam a saúde mental?

Com a participação das psicólogas Danilo Montenegro e Wesley Ramos, live do Nosso Lar Saúde Mental acontece nesta quarta-feira, 23, no Instagram @nl_espacoterapeutico 

Além de manter conexões entre as pessoas em tempo real, as redes sociais transformaram a forma de comunicar, informar, produzir e consumir conteúdos. De acordo com relatório divulgado pela WeAreSocial, mais de 4,76 bilhões têm acesso a redes sociais pelo mundo, o que representa quase 60% da população mundial, estando o Brasil em terceiro lugar com maior número de consumidores com cerca de 150 milhões de usuários nas plataformas digitais. Mas, diante de tantas mudanças, como as redes sociais podem desencadear gatilhos que abalem a saúde mental?

Esse é o tema que vai ser abordado na live realizada pelo Nosso Lar Educação, nesta quarta-feira, 23, com o objetivo de debater os impactos e efeitos gerados pelo uso das redes sociais no bem-estar emocional e na saúde das pessoas. O psicólogo do Nosso Lar, Danilo Montenegro, explica que o tempo que se dedica ao acesso das ferramentas digitais pode gerar consequências negativas de diversas maneiras.

“As causas de transtornos psicológicos e problemas de saúde mental estão relacionadas a um conjunto de fatores e o uso constante das redes sociais pode prejudicar o psicológico de seus usuários. Entre os gatilhos que podem ser ativados por conta dessa relação dos usuários com os aplicativos estão a idealização de vida perfeita e comparação, distorção da realidade, FOMO (Fear of Missing Out – Medo de Estar Perdendo algo), cyberbullying, ansiedade e depressão”, afirma. 

Além disso, um estudo realizado pela Royal Society for Public Health (RSPH), em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, apontou o compartilhamento de fotos pelo Instagram impacta negativamente no sono, na autoimagem e aumenta o medo dos jovens de não vivenciar os mesmos acontecimentos que os outros compartilham nas redes. Ainda na pesquisa, cerca de 70% dos jovens revelaram que a rede social Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria autoimagem.

“É importante trazer para o debate principalmente de que forma as redes sociais estão impactando a vida dos jovens, uma vez que, segundo pesquisas, o grupo entre 16 e 24 anos são os que mais utilizam as plataformas no Brasil. Lidar com o tempo e o uso das redes sociais têm sido um desafio para todos, em especial, para crianças e adolescentes que estão em fases de construção de suas identidades”, explica Danilo Montenegro.

Mediada pela Profª Drª Cris Buhamra, coordenadora do Nosso Lar Educação, a live “Como as redes sociais podem desencadear gatilhos que abalem sua saúde mental?” acontece nesta quarta-feira, 23, às 12h, no Instagram do Espaço Terapêutico Nosso Lar (@nl_espacoterapeutico) e conta com a participação do psicólogo do Nosso Lar Hospital, Danilo Montenegro (CRP 11/13495), e do psicólogo terapeuta cognitivo comportamental, Wesley Soares Ramos (CRP 11/18879).   

Serviço

Live “Como as redes sociais podem desencadear gatilhos que abalem sua saúde mental?”

Data: 23/08 às 12h

Transmissão: Instagram @nl_espacoterapeutico 

Postagens Relacionadas