Edisca lança Brechó Segundo Ato, primeiro negócio social da entidade para promover sustentabilidade e autonomia institucional 

O Segundo Ato por Edisca terá uma loja virtual e, futuramente, uma presencial, que irá gerar recursos para a sustentabilidade financeira e autonomia institucional da entidade

A Edisca (Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente) lança na quarta-feira, dia 10 de julho, às 18 horas, o Bazar e Brechó Segundo Ato, uma loja virtual que destinará 100% do seu lucro para a manutenção dos projetos e programas da instituição. 

O lançamento do projeto se dará na sede da Edisca com um desfile para convidados e imprensa e será transmitido simultaneamente, em formato de live shop, no perfil do Instagram do próprio brechó, @estilosegundoato, e no @edisca. Na abertura do evento haverá uma breve fala de Dora Andrade, idealizadora da EDISCA, e de Ticiana Rolim, fundadora da Somos Um – Articuladora de Negócios de Impacto. “Ticiana sempre foi uma grande apoiadora e maior patrocinadora dessa iniciativa”, diz Dora Andrade.

O projeto Segundo Ato será implementado por etapas, sendo a primeira uma loja virtual com operação local que funcionará no Instagram @estilosegundoato. Posteriormente será criado um site para operar nacionalmente no modelo marketplace.  A segunda etapa será a criação de uma loja física, onde, além de vestimentas e acessórios, serão comercializados móveis e objetos de decoração. 

A loja virtual vai iniciar suas atividades com um acervo de mais de 2.500 peças de roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados e acessórios, com preços a partir de R$ 40,00. “O Segundo Ato não é apenas um bazar e brechó, é um negócio de impacto que possui a potência de contribuir para o fortalecimento de uma nova cultura de consumo, um consumo mais consciente e engajado nas causas sociais e ambientais”, comenta Dora Andrade. 

O brechó tem a proposta de contribuir com a redução do impacto ambiental associado ao fast fashion, ampliando o acesso a vestimentas de qualidade e a vida útil de cada peça. 

Viabilidade e Impacto

O mercado de usados aponta para um crescimento tão significativo que alguns estudiosos preveem superar o dito fast fashion em 5 anos. Isso se deve primeiro pela possibilidade de acesso a boas peças a preços quase simbólicos e segundo pela ampliação da consciência social e ambiental de uma significativa fração da sociedade.

A Edisca possui, há mais de 15 anos, um pequeno brechó em sua sede, voltado para as comunidades atendidas pela instituição. Por meio de uma parceria com o Shopping RioMar Fortaleza, a Edisca vem realizando, nos últimos 4 anos, um bazar e brechó beneficente com bons resultados, o que incentivou a ideia do Segundo Ato. “Essa experiência foi o que nos motivou a profissionalizar e expandir o modelo para uma operação contínua, ampliando as perspectivas de vendas, de difusão de uma nova forma de consumir e, fundamentalmente, de reduzir a dependência institucional dos investidores externos”, esclarece Dora Andrade.

Objetivos socioambientais

●      Sustentabilidade: Contribuir para o crescimento e fortalecimento de uma cultura de consumo mais consciente e engajado nas causas sociais e ambientais, reduzindo por essa via o desperdício e os impactos ambientais negativos advindos do fast fashion.

●      Autonomia Institucional: Ampliar as perspectivas de geração de renda própria para a manutenção dos projetos e programas institucionais.

Para saber mais sobre o Segundo Ato da Edisca, basta acessar o @edisca ou @estilosegundo ato

Serviço:

Live shop de lançamento do Bazar e Brechó Segundo Ato
Transmissão ao vivo pelo instagram @edisca

Data: 10 de junho (quarta-feira)
Horário:
 18 horas

Sobre a Edisca

A Edisca é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desde 1991 vem promovendo o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens que se encontram em circunstância de vulnerabilidade social, através de uma educação interdimensional com centralidade na Arte, visando formar cidadãos sensíveis, criativos e éticos.

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