Estudo revela vantagens adaptativas do TDAH na exploração ambiental

Características que muitas vezes são olhadas como negativas podem levar ao sucesso quando inclui outros objetivos 

Um recente estudo intitulado “Attention déficits linked with proclivity to explore while foraging”, conduzido por David L. Barack, lançou luz sobre vantagens associadas ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em comparação com indivíduos neurotípicos, aqueles sem traços de TDAH ou outros transtornos.

Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação e forma psicólogos atuantes, explica que o TDAH é uma condição caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. “Apesar das dificuldades enfrentadas pelos portadores, um aspecto interessante emerge deste estudo: a vantagem adaptativa na exploração ambiental”, conta.

Isso porque o estudo traz à tona como o déficit de atenção e seus traços podem influenciar o sucesso na busca de alimentos, água e possíveis parceiros. De acordo com Suassuna, a pesquisa demonstra que “o TDAH confere vantagens na obtenção de recursos em determinados ambientes, refletindo uma adaptação que prioriza a exploração em detrimento da obstinação em se manter buscando o mesmo recurso”.

O aprofundamento envolveu a análise do comportamento de indivíduos em uma tarefa virtual e revelou que participantes com TDAH apresentaram um melhor desempenho na obtenção de recompensas em comparação com aqueles sem o transtorno. Isso sugere uma maior eficiência na exploração do ambiente e na busca por recursos mais ricos, com menos esforço.

“Os resultados deste estudo fornecem insights bastante  importantes sobre a dinâmica do TDAH e destacam a necessidade de entender e reconhecer as vantagens adaptativas que podem estar associadas a esse transtorno”, comenta o especialista, mostrando que muitas vezes bastam mudanças ambientais e de contexto para que essas pessoas possam mostrar suas aptidões.

Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna.

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

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