Hub de design de interiores para casas de férias já superou R$6mi e deve crescer mais de 30% em 2024

Ponte que liga duas cidades no litoral do Paraná impulsiona hub de criação; loja-conceito para quem planeja a casa de férias perfeita ocupa casarão histórico

A Casamar, hub de soluções em design de interiores para quem planeja a casa de férias dos sonhos, superou a marca de R$6 milhões em vendas e planeja crescer mais de 30% em 2024. Pensado tanto para arquitetos como para o cliente final, o espaço idealizado por Priscila Poli reúne marcas e conceitos para projetar, reformar, mobiliar e decorar casas de descanso.

Para a empresária, especialista em design de interiores de casas de férias, a previsão de crescimento é baseada no momento de valorização do turismo paranaense. “Os investimentos em infraestrutura que o estado recebe são vistos com otimismo pelo setor de turismo e o imobiliário, já que aumentam as possibilidades de negócio com clientes de todo o litoral”.

Entre as principais obras que já impactam no sucesso da Casamar e do turismo paranaense estão a construção da futura Ponte de Guaratuba, a “engorda” da praia de Matinhos, como é chamada o processo de revitalização da orla da cidade, e as duplicações das rodovias que ligam Matinhos à Praia de Leste e Garuva a Guaratuba. Segundo um levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), da Secretaria de Planejamento do Paraná, estas melhorias em infraestrutura no litoral deve valorizar em 20% os imóveis da região. O estado é a quarta maior economia do Brasil e aparece na 6ª posição entre os mais procurados do país para turismo doméstico, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

Novo movimento: paranaense nas praias do Paraná

Segundo Priscila, o otimismo com as obras se soma a uma mudança de perfil do turista paranaense e às características complementares dos municípios do litoral do estado. “Percebemos um novo movimento: muitos paranaenses estão preferindo viajar para o nosso litoral em vez de enfrentar longas horas de estrada para ir para as praias de Santa Catarina, como era comum há alguns anos”, conta. Enquanto Matinhos é conhecida por sua preservação e atrair o ecoturismo, a baía de Guaratuba se destaca com o turismo náutico. “Como Guaratuba e Matinhos têm perfis distintos, iniciativas como a Casamar devem se firmar nos próximos anos. E queremos nossa região com mais atrativos, mais possibilidades”, explica Priscila.

R$ 82 mil investidos em arte

Construído no morro de Caieiras, onde a Mata Atlântica se encontra com o mar, o casarão projetado por Lolô Cornelsen é parte do imaginário do paranaense e, em sua nova fase, vem abrindo suas portas para projetos que vão além do design e arquitetura — ao todo, Casamar já investiu mais de R$80 mil em arte.

O local procura acomodar projetos que dialoguem com a estética da casa. “Existe sim uma curadoria. Procuramos entender o perfil do artista, se a história dele se conecta com a nossa. Só a partir disso é que podemos criar visibilidade e até negócios, tanto para a Casamar quanto para quem expõe o seu trabalho.”

Hoje artistas paranaenses de renome internacional, como Nathalia Krüeger e Raphael Langowski fazem parte do acervo da Casamar.

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