LIVRO SOBRE PSICANÁLISE APLICADA À

 PUBLICIDADE RESSUSCITA FREUD

Obra usa o inconsciente para ensinar técnicas de persuasão

“Freud não morreu!”, é a afirmação que o livro “PSICOPYWRITING: como utilizar a psicologia profunda para vender mais e melhor” faz questão de ressaltar não só aos fãs da psicanálise, mas a todas as pessoas que gostam de estudar por que motivo as pessoas fazem o que fazem e quais seriam os gatilhos mentais capazes de levar um cidadão “de bem” a andar na contramão. 

Utilizando-se da teoria psicanalítica aplicada aos tempos atuais, o descobridor do inconsciente definitivamente saiu dos primeiros livros lançados sobre o assunto em 1900, na cidade de Viena, na Áustria, para analisar a construção psíquica do discurso escrito nas suas mais variadas formas e aplicações: seja um artigo, um post em rede social, ou, ainda, um release.  

Na visão do psicanalista e autor do livroRenan Cola, “nos últimos anos, houve um aumento considerável na procura por explicações baseadas na neurociência para dar respostas sobre o funcionamento do cérebro humano. Entretanto, uma vez que somos seres de emoção, estava na hora da psicanálise voltar com tudo, refrescando seus conceitos sob uma linguagem pop”.

“É nesta linha descontraída de se comunicar, portanto, que o livro segue”, acrescenta. Em um dos capítulos, por exemplo, o especialista assume a postura conhecida pela expressão popular “Freud explica”, expondo ao leitor o conteúdo não consciente que está por trás da palavra “especial”, vocábulo que aparece 70% das vezes quando se pretende divulgar uma promoção.  

De acordo com Freud, “especial” é uma das palavras mais carregadas de afeto que existem no dicionário de qualquer língua, uma vez que foi repetida inúmeras vezes pelos pais de um determinado indivíduo ainda criança. Deste modo, caso fosse aniversário do mirim, bolo especial. Se fosse Dia das Crianças, presente especial. E no Natal? Uma ceia para lá de especial. 

Assim, sempre que uma empresa quer vender os seus produtos ou serviços de forma assertiva, este vocábulo é empregado sem pensar duas vezes: “na publicidade e na propaganda, quando se fala a alguém que uma oferta é especial, parte do psiquismo do ouvinte resgata as emoções positivas da infância, inclinando seus afetos em direção ao que se deseja”, completa Renan. 

Neste sentido, a chance de que uma venda aconteça é maior quando a empresa anunciante conhece as memórias que determinadas palavras ou expressões evocam, empregando-as no lugar certo. “E para descobrir quais são as “danadinhas” preferidas da cuca, nada melhor do que mergulhar nesta bolha d’água inquietante e fascinante que é a mente humana”, finaliza.

Ficha técnica

Nome: “Psi”copywriting: como utilizar a psicologia profunda para vender mais e melhor Páginas: 243 Autor: Renan Cola Linkhttps://www.amazon.com.br/dp/B09SM2TS7Y

Sobre o autor

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Marketing e Gestão Comercial pela Universidade Vila Velha (UVV) e em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise (IBCP Psicanálise), o especialista possui 15 anos de experiência em comunicação e marketing, ajudando a construir narrativas fortes de marca para empresas de todo o Brasil, dos pequenos aos grandes negócios. Ao longo da carreira, escreveu artigos para grandes veículos comunicacionais, como: Psique, Mistérios da Mente, Empregos & Estágios, Diário Indústria & Comércio, O Tempo, Novo Varejo e Estado de Minas.

Renan Cola

Psicanalista

(27) 99978-2636

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