Embora recente alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha apontado o Brasil como o país com maior taxa de sedentarismo na América Latina, o mercado nacional de moda fitness está em ascensão. De acordo com um estudo realizado sobre a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), pela OMS, quatro em cada 10 brasileiros praticam esportes como caminhada, natação e dança. Todo esse movimento, além de trazer qualidade de vida à população, gera impacto no setor de moda fitness. Segundo relatório divulgado pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é o segundo país com maior número de academias ativas no mundo, com registro de mais de 35 mil unidades oficiais e cerca de 9 milhões de usuários.
A notícia é boa e a moda acompanha essa tendência, que já tem até nome: “athleisure”. “Athleisure” é o termo criado da junção de lazer e atletismo – athletic e leisure, do inglês. Seguindo esta trend, a empresária da moda Ana Jorge Pinto, proprietária da loja Ana Jorge, localizada no Shopping Estação Goiânia, decidiu trabalhar com um catálogo exclusivo à essa tendência. “Nossas peças não são apenas para ir à academia, propriamente, é para proporcionar conforto às mulheres, em especial as mães, que buscam beleza e praticidade num só look”, destaca.
Atuando há mais de 10 anos no ramo de moda, Ana Jorge observou no mercado fitness uma possibilidade de se destacar. “Quando eu comecei, lá em 2007, não haviam muitas opções de lojas que trabalhassem unicamente com peças fitness, então eu comecei pelas regatas. Após aceitação do público, eu fui inserindo mais itens ao catálogo, que hoje conta até com moda infantil”, salienta a empresária.
Por possuir fabricação própria, a loja de Ana Jorge dispõe de uma grade completa de tamanhos, que vai do PP ao GG, com valor máximo de R$50. “O nosso foco é trazer conforto e bem-estar aos nossos clientes, que majoritariamente é feminino, mas priorizando um preço justo. Os valores partem de R$8 como os tops de coton, e chegam a R$50 como as leggings no tamanho GG”, finaliza.