A programação gratuita também traz exposições temporárias e atividades do projeto “Família no Museu”
Nos próximos dias de maio, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, vai trazer uma agenda repleta de atrações gratuitas, incluindo atividades que integram a 21ª Semana Nacional de Museus.
A agenda começa nesse sábado (13) e no domingo (14), das 10h às 16h, com o projeto “Família no Museu” que vai promover atividade de quebra-cabeça, alusiva ao módulo “Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena” o qual faz parte da exposição de longa duração “Tupã Plural”. O objetivo é estimular o diálogo sobre as matérias-primas utilizadas na confecção dos objetos expostos e, posteriormente, realizar um jogo com propósito de aprendizagem cultural lúdica e reflexiva.
Até 31/5, sempre das 9h às 18h, o público também pode apreciar três exposições temporárias em cartaz. A primeira, intitulada “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias” cujo público-alvo são os idosos. A segunda é a mostra “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos produzidos pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. E a última é a exposição “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”, que reúne peças do acervo da instituição de forma a valorizar, difundir e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.
21ª Semana Nacional de Museus
O Museu Índia Vanuíre também vai participar da programação especial da 21a Semana Nacional de Museus, liderada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Na terça-feira (16), às 9h e às 14h, será realizada uma sessão de yoga nas dependências da instituição o que, por si só, já é uma experiência diferente. A proposta é trabalhar as emoções e permitir que o público participe de uma conexão leve e harmônica, com a cultura.
Na quarta-feira (17), às 9h e às 14h, o Museu realiza Roda de Conversa com a participação de um Pajé. A atividade visa promover educação ambiental por meio do conhecimento sobre como as tradições indígenas lidam com a natureza e a sustentabilidade, destacando as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
Já na quinta-feira (18), às 9h e às 14h, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus, a artesã Lilian Elói, habitante da comunidade indígena Tereguá, vai compartilhar todo seu conhecimento tradicional sobre o uso de materiais naturais no artesanato, destacando técnicas de produção e práticas sustentáveis. Ela também vai mostrar como sua comunidade vem trabalhando com o meio ambiente ao longo de gerações.
E, na sexta-feira (19), às 9h e às 14h, o Museu Índia Vanuíre realiza a oficina “Alimentação saudável e sustentável”, com Fabiana da etnia Krenak. Ela vai destacar ingredientes naturais e orgânicos presentes na culinária indígena, e vai dar dicas de alimentação saudável baseadas nessa tradição.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).