Como parte da programação oficial do ÍNTIMI CONGRESS, a NOZ Inteligência e o Instituto Bem do Estar apresentarão um recorte da pesquisa Sexualidade e Saúde da Mente. O debate, conduzido pela economista Juliana Vanin, será em 24 de novembro, às 10h30, e contará com a participação de Isabel Marçal – uma das coordenadoras do mapeamento – e da sexóloga e empresária Chris Marcello, idealizadora da marca SOPHIE SENSUAL FEELINGS, parceira do estudo, que, na ocasião, lançará a campanha “Sexualidade e Saúde da Mente”, revertendo 10% das vendas do produto SO LUB Gel Lubrificante Íntimo para a divulgação da pesquisa.
A quarta edição do ÍNTIMI CONGRESS acontece de 24 a 26 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O evento tem por objetivo atualizar o mercado de bem-estar sexual com conteúdo relevante e exclusivo, além de ser palco de debates sobre assuntos que impactam a sociedade e os negócios. Com uma ampla programação focada em experiências, o congresso conta com palestras, espaços para exposição e venda de produtos, shows e apresentações.
SÃO PAULO | A sexualidade é um conceito que ultrapassa o ato sexual em si. Ampla, compreende questões de ordem biológica, social e cultural, impactando diretamente a qualidade de vida dos indivíduos e a saúde física e mental. Para investigar o tema, a NOZ Inteligência e o Instituto Bem do Estar estão realizando um amplo estudo sobre Sexualidade e Saúde da Mente, composto por uma pesquisa quantitativa com 1.315 entrevistados voluntários, além de análises qualitativas e entrevistas em profundidade. Uma prévia deste mapeamento inédito será apresentada em um painel na quarta edição do ÍNTIMI CONGRESS, em 24 de novembro, às 10h30. Para apresentar alguns dados, a economista Juliana Vanin – uma das coordenadoras do estudo – conduzirá um debate com a participação de Isabel Marçal, também coordenadora da pesquisa, e da sexóloga e empresária Chris Marcello, idealizadora das marcas Sophie Sensual Feelings e LovePlan.
Ao final do painel será lançada uma campanha com o SO LUB Gel Lubrificante Íntimo, que terá 10% das vendas revertidas, até fevereiro de 2024, para a divulgação da pesquisa. De acordo com Chris Marcello, a iniciativa é uma forma de apoiar o estudo para levar mais informações de qualidade sobre a temática da sexualidade e saúde da mente. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é um direito humano; algo que é essencial para a relação das pessoas com o mundo. Não existe qualidade de vida sem cuidarmos da saúde da mente e da sexualidade, já que ambas estão ligadas à nossa identidade”, afirma.
A quarta edição do ÍNTIMI CONGRESS acontece de 24 a 26 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O evento tem por objetivo atualizar o mercado de bem-estar sexual com conteúdo relevante e exclusivo, além de ser palco de debates sobre assuntos que impactam a sociedade e os negócios. Com uma ampla programação focada em experiências, o congresso conta com palestras, espaços para exposição e venda de produtos, shows e apresentações.
Sobre a pesquisa
Realizado pela parceria entre NOZ Inteligência e Instituto Bem do Estar – com o suporte de uma coalizão de apoiadores e da marca parceira Sophie Sensual Feelings –, o estudo Sexualidade e Saúde da Mente é um projeto que mergulhou nas complexas interações entre sexualidade e bem-estar mental na sociedade contemporânea brasileira. O mapeamento envolve uma pesquisa quantitativa com mais de 1,4 mil participantes, análises qualitativas com a colaboração de 13 especialistas, duas convidadas especiais e 30 entrevistas em profundidade. Como resultado, oferece um insight valioso sobre como compreendemos e conectamos a sexualidade e a saúde da mente em nossas vidas.
Os resultados do estudo serão disponibilizados amplamente no início de 2024, quando um book completo será lançado. Entre os tópicos que serão debatidos no painel Sexualidade e Saúde da Mente, no ÍNTIMI CONGRESS estão os dados baseados nas afirmações:
_ Tenho consciência e sei o que me dá prazer no sexo.
_ Compartilho minhas fantasias sexuais com minha parceira.
_ Uma relação sem orgasmo pode ser satisfatória.
“Cada dado revelado do estudo Sexualidade e Saúde da Mente é um convite para uma reflexão profunda sobre essa conexão. Ao apresentarmos esse recorte no ÍNTIMI CONGRESS, buscamos não apenas disseminar informações, mas também provocar a busca do autoconhecimento através da relação entre identidade, sexualidade e saúde”, defende Juliana Vanin, fundadora da NOZ Inteligência e coordenadora da pesquisa.
Para Isabel Marçal, os estudos conduzidos em parceria com a NOZ visam gerar dados que deem suporte para uma reflexão qualificada, além de impulsionar o debate, a escuta ativa e a troca de experiências. “Como muitos participantes afirmam, as pesquisas são ferramentas de autoconhecimento. Por isso, iniciativas como essa precisam cada vez mais de apoio de marcas como a Sophie para que possamos dar voz e capilaridade a este conhecimento”, afirma Isabel, cofundadora do Instituto Bem do Estar e coordenadora da pesquisa.
SOBRE AS COORDENADORAS DO ESTUDO |
Juliana Vanin | Diretora-executiva e fundadora da NOZ
Durante 10 anos, atuou como gestora da área de Inteligência de Negócio e em 2015 fundou a NOZ, com o objetivo de unir conhecimentos de Economia, Pesquisa, Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing. Economista formada pela Universidade de São Paulo (USP); pós-graduada em Finanças pelo Insper; especialista em Pesquisa de Mercado e Inteligência de Negócios. Tem estudado temas como Coolhunting: Pesquisa de Consumo, Inovação e Tendência de Mercado; Julgamento, Decisão e Escolha; Economia Comportamental e Psicologia.
Isabel Marçal |Cofundadora & diretora de gestão do Instituto Bem do Estar
Especialista em gestão de projetos sociais, com 18 anos de experiência no setor de Impacto Social, à frente da gestão de organizações. Possui formação em Psicologia Positiva e facilitação em grupos. Atualmente cursa psicanálise e é cofundadora do Instituto Bem do Estar – dedicado a fomentar uma mudança de comportamento em relação à saúde mental.
SOBRE A SOPHIE SENSUAL FEELINGS | A marca produz e distribui cosméticos para o autocuidado e bem-estar sexual desde 2016. Com foco no público feminino, a Sophie foi a primeira empresa no Brasil a trazer um olhar feminino para a jornada de autoconhecimento e prazer da mulher, inaugurando um novo segmento que passou a ser chamado de Sexual Wellness. Todos os produtos foram regulamentados de acordo com as exigências da ANVISA; as formulações são veganas, livres de parabeno e não são testadas em animais. A empresa é comandada por Chris Marcello, idealizadora da marca.
SOBRE O INSTITUTO BEM DO ESTAR | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três objetivos, que visam à transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional: CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização e mostras e exposições culturais; CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente; MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articulando agentes públicos e privados, visando ao acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy. www.bemdoestar.org
SOBRE NOZ INTELIGÊNCIA| A NOZ é um ateliê de pesquisa e inteligência de negócios, cujo trabalho é entender desejos e comportamentos humanos. Ela atua em todo o ciclo de negócio, unindo conhecimentos e metodologias de Economia Comportamental, Pesquisa, Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing. Além de consultoria e projetos para empresas, a NOZ foca o trabalho em estudos sociais sobre diversos temas, como Cooperação, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, Maturidade (50+), Doação, Mulheres e Mercado de Trabalho. Fundada em 2015 por Juliana Vanin – economista formada pela Universidade de São Paulo (USP); pós-graduada em Finanças pelo Insper; especialista em Pesquisa de Mercado, Inteligência de Negócios, Planejamento Financeiro e Estratégico –, a empresa produz informação e conhecimento, acreditando que estes têm o poder de transformar. Tem como objetivo impulsionar o debate, a troca de experiências e a escuta de novas visões e percepções. www.nozinteligencia.com.br