Symmy Larrat: Secretária Nacional dos Direitos Humanos, visita o Ceará para impulsionar políticas inclusivas e combater a violência

A convite da Secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, a Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+ no Ministério dos Direitos Humanos, Symmy Larrat, estará presente em nosso estado para “Lançamento do Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTfóbica do Ceará”.

Symmy é uma voz proeminente na luta pela igualdade e direitos humanos em todo o Brasil, com um histórico que inclui pioneirismo na gestão pública federal e liderança na criação do programa Transcidadania em São Paulo, voltado para a reintegração social de travestis, mulheres transexuais e homens trans.

Durante sua visita ao estado, Symmy Larrat, acompanhada pela Secretária Mitchelle Meira, terá na agenda oficial visitas ao Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues e à Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (Decrim), além de reuniões de diálogo sobre pactuações entre os governos federal e estadual. Essas atividades têm como foco a promoção de políticas de inclusão, prevenção à violência e combate à discriminação contra a população LGBTI+.

O Ceará é pioneiro na defesa dos direitos humanos e no combate a todas as formas de opressão e preconceito, destacando-se pela inclusão na sua Constituição Estadual dos direitos das pessoas LGBTI+ contra a discriminação. A criação da primeira Secretaria Estadual da Diversidade em 2023 marca um avanço histórico na busca pelos direitos da comunidade LGBTI+. Seu objetivo principal é desenvolver políticas públicas para proteger e promover os direitos e a cidadania dessa população, visando enfrentar as desigualdades e violências LGBTfóbicas. Essas ações serão fundamentadas em três pilares: promoção, proteção e cidadania, e serão articuladas com diversas secretarias para garantir a abordagem transversal do tema.

“Estas visitas representam um momento crucial de colaboração entre os governos federal e estadual, promovendo políticas inclusivas, prevenindo a violência e combatendo a discriminação contra a população LGBTI+. Reforçam nosso compromisso conjunto com a igualdade e os direitos humanos, destacando nossa parceria proativa por uma sociedade mais justa e inclusiva.” – Mitchelle Meira, Secretária da Diversidade.

Confira agenda:

1. Lançamento do Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTfóbica do Ceará (com a presença da Vice-Governadora, Jade Romero, representando o Governador Elmano de Freitas)

– Data: 29 de fevereiro de 2024

– Horário: 15:30 h

– Local: Auditório do Palácio da Abolição – R. Silva Paulet, 400 – Meireles, Fortaleza, Ceará.

2. Visita ao Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues:

– Data: 01 de março de 2024

– Horário: 9:30 h

– Local: R. Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fortaleza, Ceará.

3. Visita à Delegacia de Repressão aos Crimes Por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (DECRIN):

– Data: 01 de março de 2024

– Horário: 11:30 h

– Local: R. Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fortaleza, Ceará.

Postagens Relacionadas