XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) anuncia programação

O festival acontece de 10 a 21 de junho com mais de 50 apresentações artísticas em 18 espaços da capital. Toda a programação é gratuita. 

De 10 a 21 de junho o XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) vai levar mais de 50 apresentações artísticas a diversos espaços culturais e escolas da capital. A programação conta com 47 espetáculos cênicos, duas performances, dois shows, além de seminário, feira criativa e lançamento de livros. A solenidade de abertura oficial será no dia 16 de junho, às 18h, no Teatro São José, com apresentação de espetáculos e homenagem a artistas que são referências das artes cênicas do Ceará: Ana Marlene, Silvia Moura e Ricardo Guilherme. O XV FTF é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo. Toda a programação tem acesso gratuito.  

Consolidado no calendário cultural da cidade, o festival tem como tema central desta edição “Acesso e futuro para as diversidades”, visando promover ainda mais a inclusão, o acesso igualitário à arte e garantir um espaço para a expressão de todas as vozes e identidades, celebrando, assim, a riqueza da diversidade cultural por meio das artes da cena. Em virtude disso, a programação apresenta uma diversidade artística de gêneros, estilos e abordagens, dividida em três mostras: Mostra Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas, Mostra Fortaleza em Cena e Mostra Interbairros Novos Olhares

ONDE ACONTECE

O FTF levará programação a 18 espaços de Fortaleza, contemplando diversos bairros da cidade. São eles: Teatro São José, Centro Cultural Belchior, cinco unidades da Rede Cuca, Vila das Artes, Parque Rachel de Queiroz e nove escolas municipais. 

O festival inicia esta edição levando as artes cênicas para dentro de nove escolas municipais através da Mostra Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas. Dedicada a formação de plateia, ela será realizada de 10 a 14 de junho, para estudantes de 6 a 12 anos de idade. As escolas que receberão as apresentações são: EMEIEF Vicente Fialho, EMEIF Sebastião de Abreu, EM Adroaldo Teixeira Castelo, EMEIEF Prof. Francisco Maurício de Mattos Dourado, EM Infante Rosalina Rodrigues, EMEIF Herondina Lima Cavalcante, EMEIF Ismael Pordeus, EM Prof. Terezinha Ferreira Parente e EMEIF Godofredo de Castro Filho. “A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher”, da Palhaça Surda Mara, e “Histórias de realezas negras”, do Grupo Lia Braga, estão entre os espetáculos que serão apresentados.

As cinco unidades da Rede Cuca (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici) também vão receber a programação do festival por meio da Mostra Fortaleza em Cena, que é voltada para apresentações de grupos com trajetória profissional de mais de cinco anos na cena cênica fortalezense. Dentre as apresentações, estão os espetáculos “Encantarias”, de Edvaldo Batista, “Maquinista”, do Grupo Pavilhão da Magnólia, e “Nem Plauto, nem Shakespeare – uma comédia genuína”, do Grupo Bora de Teatro. 

O Teatro São José será o equipamento cultural que mais receberá a programação desta edição do Festival de Teatro de Fortaleza. Além de ser palco da Mostra Fortaleza em Cena, o espaço vai sediar a abertura oficial e o encerramento do evento, que contará com performances, estreia de espetáculos convidados, feira criativa e shows musicais, além da programação da Mostra Interbairros Novos Olhares, que é dedicada à apresentação de trabalhos novos e experimentais de artistas e grupos iniciantes. “Apareceu a Margarida” de Ricardo Guilherme, “Matéria Suspensa” do grupo No barraco da Constância tem!, “Lázaro”, de Rhamon Matarazzo, e “Qualquer dia”, do Coletivo Medusa, estão entre os espetáculos que serão apresentados no local. 

O festival também levará a Mostra Interbairros Novos Olhares ao Parque Rachel de Queiroz, à Vila das Artes e ao Centro Cultural Belchior. Neste, também haverá seminário, lançamento de livros com sessão de autógrafos e o show “Canta Teatro”, apresentado por atores e atrizes que cantam.

A programação completa do XV Festival de Teatro de Fortaleza pode ser acessada no perfil do evento no Instagram @festivaldeteatrofortaleza.

SERVIÇO

XV Festival de Teatro de Fortaleza – De 10 a 21 de junho de 2024, em escolas municipais, cinco unidades da Rede Cuca, Teatro São José, Centro Cultural Belchior, Vila das Artes e Parque Rachel de Queiroz. Informações: @festivaldeteatrofortaleza

Postagens Relacionadas