Novas regras para o mercado de consórcio

Nesta quinta-feira (19), o Banco Central aprovou novas regras sobre a constituição e o funcionamento de grupos de consórcios no país. As mudanças passarão a valer em 1º de janeiro de 2024 e constam na Resolução 285, publicada no BC Correio. Foram revisadas e atualizadas as informações mínimas que devem constar nos contratos de participação em grupos de consórcio, como procedimentos e prazos para a realização de procedimentos operacionais.

Entre as mudanças feitas pela resolução, ficou estabelecido em até três vencimentos consecutivos o prazo máximo de inadimplência, a partir do qual o participante do grupo de consórcio será excluído. Hoje em dia, não há prazo definido para tal. Além disso, a partir do ano que vem, os regulamentos dos grupos de consórcios precisam estar disponíveis nos sites das administradoras de consórcios, sem exigência de registro dos regulamentos em cartório. As assembleias também poderão ser presenciais ou virtuais.

Caso o tema já esteja no escopo de alguma pauta em andamento ou tenha interesse em abordar o assunto, gostaria de sugerir como fonte especialista Bruno Pinheiro, que é fundador e CEO da Turn2C Consórcio Inteligente, infraestrutura de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. Para Pinheiro, as mudanças têm como principal objetivo dar mais transparência e eficiência para o setor. Com as novas regras, o consórcio ganha mais força, passando a ser mais valorizado.

O que acha? A pauta rende para  você?

Abaixo, seguem mais informações sobre a Turn2C e a solução financeira com base tecnológica que eles oferecem.

Alice Vieira
(13) 99117-1546

Sobre a Turn2C

Turn2C Consórcio Inteligente é uma infraestrutura de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. Com foco na necessidade de compra do cliente e o propósito de transformar o setor por meio da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma capaz de entregar o produto ideal para que o consumidor tenha sucesso em seu objetivo de compra de um bem ou serviço.

Com atuação no segmento B2B, a fintech é a única no setor com acesso a 76% do mercado aberto de consórcio, proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados. Com isso, Agentes da Turn2C, como são chamadas as empresas que usam a solução para oferecer o Consórcio Inteligente aos seus clientes, podem chegar ao produto ideal, de forma eficiente e ampla, de acordo com o interesse individual de compra, custo e prazo do cliente. Hoje, a empresa proporciona 97% de acuracidade em seus modelos de previsibilidade.

Proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados, a Turn2C está presente em todo o país e já soma cerca de 1,5 mil agentes. Recentemente, a empresa recebeu aporte de R$ 8,5 milhões em rodada seed liderada pelo fundo Honey Island by 4UM e pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. 

Postagens Relacionadas