Após participar do evento “Governança e Mercado – A nova lei de licitações e contratos”, nesta sexta-feira (31/03), o Ministro do TCU, Weder de Oliveira, foi convidado por Ricardo Cavalcante a conhecer o Observatório da Indústria. O próprio Presidente da FIEC encarregou-se de apresentar o Centro de Dados, na Casa da Indústria.
“Aqui, no Sistema FIEC, nós estamos passando pelo processo de transformação digital e somos a primeira Federação, hoje, com cerca de 75% dos processos digitalizados, inclusive aumentando nossos recursos. No Observatório, trabalhamos com Inteligência de Dados, Prospectiva e Cooperação Estratégica, Design de Negócios e Inteligência Competitiva. Por isso, nosso lema é ‘Conhecer para cooperar, cooperar para desenvolver’. Estamos sempre disponíveis para auxiliar na tomada de decisões, sejam os gestores públicos ou privados do nosso país”, explicou Ricardo Cavalcante.
Para o Ministro, estar a par do que é feito na Federação das Indústrias do Ceará foi bastante positivo: “Foi uma experiência ótima saber que todo este conhecimento aqui, produzindo dados para o estado e os municípios, para empresas, numa época em que ter informações é absolutamente importante. E, ao mesmo tempo, ter informações sobre todo o potencial do Ceará, em matéria de energia solar, eólica e hidrogênio verde, dá uma esperança boa de que nós vamos acelerar o nosso desenvolvimento, daqui a alguns anos”, comentou.
Estiveram presentes, na visita: o Líder do Observatório da Indústria e Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; o Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Presidente da Associação Brasileira de Advogados – CE e Consultor Jurídico da FIEC, da Fecomércio e do SEBRAE, Andrei Aguiar; o Advogado Hélio Parente; a Coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso; além de convidados.