Projeto de costura e modelagem realiza desfile da diversidade com pessoas trans

“As peças são confeccionadas pelos próprios alunes, que colocam em prática todo o processo aprendido durante às aulas, funcionando como apresentação de trabalho de fim do curso”

A Casa de Andaluzia, instituição que há mais de 20 anos oferece cursos, gratuitos, de costura e modelagem para pessoas trans, gays, lésbicas e mães solteiras – realiza na próxima sexta-feira (12), às 19h, na ADUFC (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), desfile de moda com peças confeccionadas pelos alunes do curso Costurando Vidas. O evento é aberto ao público.

O desfile marca o encerramento das atividades do curso, com um total de 50 alunes e ex-alunes dos projetos da Casa de Andaluzia. Também integram a passarela a turma de mulheres quilombolas e indígenas que já foram beneficiadas pelos cursos ofertados pela instituição. Além disso, o momento contará com apresentações culturais e shows de transformistas. A diversidade e representatividade serão destaque na passarela!

O projeto Costurando Vidas é uma realização da Casa de Andaluzia em parceria com a Manos Unidas, ONG espanhola de cooperação internacional para o desenvolvimento, visando oferecer capacitação profissional na área da moda e costura para mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social e/ou vítimas de violência, e inseri-las ao mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo e contribuir com a cidadania.

A cada turma o projeto recebe cerca de 15 a 20 mulheres (cis e trans), com duração média de 4 a 6 meses. Ofertando capacitação profissional na área da costura e modelagem, alimentação e transporte. Aliado à formação profissional, são realizadas rodas de conversa para fortalecer a formação social, política e humana. Dessa forma, são discutidas várias temáticas como saúde física e psicológica, acesso aos direitos básicos, empreendedorismo e mercado de trabalho, dentre outros.

“O curso dá dignidade para um público tão marginalizado e invisível à sociedade, as pessoas trans. Por serem quem são, elas vivem em situação de vulnerabilidade social, sem perspectivas de vida e capacitação profissional. No curso, além de receberem capacitação profissional, elas têm a oportunidade de sonhar com um emprego formal ou montar seu próprio negócio, com dignidade”, ressalta Javier Garcia, coordenador do projeto.

Ao final de cada turma é realizado um desfile com peças confeccionadas pelos próprios alunes, onde colocam em prática todo o processo aprendido durante às aulas, funcionando como apresentação de trabalho de fim de curso, tudo orientado pelo professor, Marcelo Mota, formado em costura e moda.

Sobre a Casa de Andaluzia

É uma ONG que atua na capacitação de jovens em situação de exploração sexual, jovens trans, mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidades que estejam em busca de capacitação profissional na área da costura e moda.

Serviço
Desfile de Moda e Diversidade

Data: 12/05 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: ADUFC – Av. da Universidade, 2346 – Benfica
Acesso gratuito

Postagens Relacionadas