Projeto que já ativou cerca de 100 instituições, Concurso dos Novos do DFB divulga instituições selecionadas na edição de XXV anos

A edição comemorativa de 25 anos do DFB Festival reafirma seu propósito de dar protagonismo aos talentos em formação com a participação de oito instituições selecionadas no tradicional “Concurso dos Novos”. O projeto, que existe desde 2010 e já ativou cerca de 100 centros de formação de todo o Brasil traz, em 2024, o tema “O Ano do Dragão”, buscando celebrar a criatividade, a sustentabilidade e a rica herança cultural do Festival e suas raízes. Esse será o norte que embasará as coleções cápsulas que desfilarão no evento que acontece de 24 a 27 de julho no Centro de Eventos do Ceará.

Para Cláudio Silveira, idealizador do DFB Festival, o Concurso dos Novos vai além de uma convocação e disputa entre estudantes. “É uma oportunidade única para os futuros estilistas vivenciarem na prática todas as etapas da cadeia produtiva da moda, desde a concepção e criação das peças até a construção da imagem final da coleção. Através dessa experiência imersiva, esses jovens talentos desenvolvem habilidades técnicas, aprimoram seu senso estético e constroem uma visão crítica sobre o mercado de moda”, destaca.

Selecionados
A primeira etapa do concurso selecionou 10 instituições de ensino por meio de uma bancada criteriosa, conforme o edital, buscando identificar aquelas que apresentam potencial, criatividade e originalidade em suas criações. Confira as finalistas:

– Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
– IFRN Campus Caicó (RN)
– Uniateneu (CE)
– Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
– Universidade Federal do Cariri (UFCA)
– Universidade Federal do Ceará (UFC)
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
– Universidade de Fortaleza (Unifor)
– Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
– SENAI Moda (RN)

A fase final ocorrerá durante o DFB Festival, onde os estudantes apresentarão seus trabalhos no maior evento de moda autoral da América Latina e serão avaliados por um júri técnico, composto por profissionais da imprensa especializada, estilistas, designers e técnicos convidados. Além do Troféu DFB Festival 2024, o primeiro colocado ganhará um prêmio no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

O idealizador do DFB ressalta o compromisso do evento ser um polo de fomento à moda autoral brasileira, revelando novos talentos e impulsionando a indústria nacional. “Nesta edição especial do Concurso dos Novos, os participantes são convidados a refletir sobre o papel da moda em um mundo cada vez mais consciente, buscando soluções criativas e sustentáveis para os desafios do presente e do futuro”, complementa Claudio.

Postagens Relacionadas