A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará, na próxima quarta-feira (02/10), às 8h30min, na Casa da Indústria, a cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC para quatro empresas: Duggê Sorvetes, Cinco Quinas Pães e Doces, Carnaúba do Brasil e Arca Plast. Essas indústrias foram qualificadas pelo Programa de Certificação ESG-FIEC, e terão a validação internacional por suas práticas sustentáveis.
Com esses novos empreendimentos certificados, o total de Selos ESG-FIEC entregues desde o início da iniciativa, em 2022, chega a 19. O programa tem como objetivo guiar as indústrias cearenses em projetos de sustentabilidade. Atualmente, 47 empresas de diversos segmentos estão credenciadas para o processo de qualificação e avaliação. A auditoria é realizada por uma terceira parte, executada pela Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo.
A coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, destaca que, cada vez mais, as indústrias têm buscado não apenas a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, mas também a certificação que comprove essa atuação.
“À medida que o tempo passa, percebemos um crescimento na busca por certificações de práticas sustentáveis. Ou seja, não basta ser sustentável, é preciso certificar-se e comprovar isso por meio de uma auditoria independente. Isso traz credibilidade ao Programa de Certificação da FIEC, que possui critérios e indicadores consolidados, fundamentados em frameworks internacionais, garantindo uma certificação válida em qualquer lugar do mundo. Todo esse rigor, credibilidade e imparcialidade é o que torna esse programa tão importante para o setor industrial cearense”, avalia.
O selo concedido às empresas tem validade de dois anos e pode ser renovado após nova auditoria. Segundo Alcileia Farias, duas empresas já estão em processo de recertificação: SerraBras e Vulcabras.
Sobre a cerimônia desta quarta-feira, Alcileia reforça a satisfação do Sistema FIEC em testemunhar a consolidação de mais representantes do setor produtivo engajados com as melhores práticas globais. “Essa é uma conquista dessas empresas. Estaremos juntos para aplaudi-las na entrega do Selo ESG-FIEC”, conclui.
Novas empresas certificadas
Duggê Sorvetes – Criada em 1989, a empresa do setor sorveteiro tem atuação de destaque no ramo de sorvetes artesanais em Fortaleza, com loja no bairro Meireles. Ao longo dos último anos, o empreendimento tem aperfeiçoado a sua política de sustentabilidade com estratégias para promoção de boas práticas ESG. É hoje presidida pela Engenheira de Alimentos, Cozinheira e Confeiteira, Socorro Castro.
Cinco Quinas Pães e Doces – Com mais de 35 anos de atividade, a panificadora é um tradicional empreendimento localizado no bairro Parquelândia, em Fortaleza. O proprietário da padaria e Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan), Alex Martins, guia hoje a atuação do empreendimento dentro das diretrizes social, ambiental e de governança.
Carnaúba do Brasil – Idústria de beneficiamento de Cera de Carnaúba fundada em 2004, com fábrica sediada no município de Itarema, na Zona Norte do Ceará. Fundado por Gerardo Azevedo e Dedé Tibúrcio, a empresa do setor carnaubeiro busca aliar uma gestão tecnológica com o compromisso diante das pautas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.
Arca Plast – Fundada em 2005 pela família Pegado, a indústria de fabricação de artefatos de material plástico tem sede atual em Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza. A empresa carrega como missão a oferta de produtos e serviços sustentáveis, destacando o compromisso com práticas que minimizam o impacto ambiental.