Na manhã desta quarta-feira (10/04), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, juntamente com o 1º Vice-Presidente, Carlos Prado, recebeu a comitiva da empresa francesa Voltalia. A Voltalia é uma empresa produtora de energia e prestadora de serviços internacionais, especializada em soluções de energia renovável. Nesta semana, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, oficializou um pré-contrato com a Voltalia do Brasil para a instalação de uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Este empreendimento está avaliado em US$ 3 bilhões e tem o potencial de gerar 5 mil empregos durante a fase de implantação do projeto.
Na reunião estiveram presentes Robert Klein, Head da América Latina e Marrocos; Ewerton Calixto, Gerente de Projetos de Hidrogênio; e Fábio Saboya, Consultor em Portos, Logística e Transporte Marítimo, especializado em Hidrogênio Verde (H2V) e Sustentabilidade. O grupo foi recepcionado pelo 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; pela Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; além do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; do Coordenador de Energia, Constantino Frate e do Presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia/CE), Luís Carlos Gadelha Queiróz.
Karina Frota realizou uma apresentação institucional sobre a Federação, enquanto Constantino apresentou o FIEC Summit, principal evento do país focado em hidrogênio verde que, em 2023, atraiu mais de 3500 participantes de 24 países.
“É uma grande honra para nós da FIEC receber os representantes da Voltalia. O avanço da energia renovável, especialmente eólica e solar, em nosso estado, tem sido notável nos últimos anos. Reconhecemos que para impulsionar esse desenvolvimento, é fundamental investir no desenvolvimento das pessoas. É por isso que colocamos a FIEC e o SENAI Ceará e demais Casas à disposição da Voltalia, que certamente necessitará de mão de obra qualificada para seus futuros projetos”, afirmou Carlos Prado.
Operando em 20 países, o Grupo Voltalia se destaca no Brasil como um líder na geração de energia proveniente de fontes renováveis. Além disso, a empresa identifica oportunidades significativas de crescimento em sua oferta de serviços. Atualmente, o portfólio da Voltalia atinge 3,2 GW de capacidade instalada, dos quais 1,4 GW são atribuídos a projetos internos, enquanto cerca de 1,8 GW são provenientes de projetos de clientes.
“O Ceará desempenha um papel fundamental com sua infraestrutura e mão de obra qualificada. Sem trabalhadores experientes nesse setor, nosso progresso será limitado. Por isso, estamos aqui na FIEC, buscando encontrar a mão de obra necessária para nossos empreendimentos. Precisamos não apenas de recursos financeiros, mas também de recursos humanos para garantir o sucesso de nossos projetos”, declarou Robert Klein.