Ricardo Cavalcante recebe comitiva da Universidade israelense Ben-Gurion e representantes da UFC

Na manhã desta segunda-feira (24/07), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu uma comitiva da Ben-Gurion University, instituição de Ensino Superior de Israel, acompanhada de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os visitantes estão em nosso estado para participar do evento “Inovação como instrumento para a promoção de empresas não tecnológicas”, realizado pela UFC, com o objetivo de analisar a experiência neste campo sob a perspectiva de especialistas em pesquisa acadêmica, instituições relevantes do governo, líderes empresariais e atores da inovação, tanto do Brasil quanto de Israel. A missão é a elaboração de medidas de políticas públicas e captar ideias para futuras pesquisas.

“Nós estamos passando por um processo de transformação muito grande no planeta, principalmente na área de energias renováveis. Esse setor, cada vez mais, precisará das universidades, do conhecimento e da qualificação profissional. Neste contexto de transformação energética, principalmente no Nordeste, precisamos aproveitar todas as oportunidades possíveis. Temos um trabalho muito grande com a UFC, IFCE, UECE e outras instituições, e a FIEC está de braços abertos para vocês, de Israel, pois o apoio das universidades é essencial, ainda mais neste momento de descarbonização do planeta”, disse Ricardo Cavalcante.

O próprio Presidente da FIEC apresentou um panorama geral do cenário do Hidrogênio Verde, no Ceará, para a comitiva israelense que tem como líder Raphael Bar-El, Professor Emérito da Ben-Gurion University, do Departamento de Políticas Públicas e Gestão, e Professor do Departamento de Economia Aplicada e Administração da Sapir Academic College.

“Eu estava aqui, há cinco ou seis anos, e hoje vejo que a mudança é extrema – aconteceu um avanço enorme. A Associação de Indústrias de Israel pode aprender muita coisa com a FIEC. Esta ideia do Observatório da Indústria é excelente – eu fiquei impressionado com o trabalho que estão fazendo. A quantidade de dados que está reunida e o potencial estatístico pode chegar a uma análise muito profunda do potencial de inovação, em vários setores. Acho uma fonte excelente, muito rica. Creio que tem que haver uma parceria [entre FIEC e as universidades israelenses], pois a especialidade da academia é tomar dados e analisar, e a especialidade da indústria é de oferecer os dados e implementar”, disse o Professor Raphael Bar-El.

Da Universidade Federal do Ceará, participaram da visita: Augusto Albuquerque, Pró-Reitor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Institucional; o Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda; Diana Azevedo, Vice-Diretora do Centro de Tecnologia; e outros representantes, além de estudantes de graduação e pós-graduação, e do ex-Deputado Estadual Carlos Matos.

“Este trabalho do Observatório da Indústria é fantástico, pois vemos aqui uma gama de informações, principalmente quando se fala em inovação, para a tomada de decisão baseada em dados e evidências. A gente percebe o trabalho de vocês sendo absorvido por instituições públicas, internacionais e indústrias. Hoje, com esse sistema ampliado, com SENAI, SESI e IEL, há uma tendência muito forte, para os próximos anos, para conseguirmos crescer muito, principalmente nessa área de scouting startups, que é uma das maneiras de se fazer a inovação mais barata, acelerando soluções. Os próximos anos serão de colher os frutos”, completou o Professor Augusto Albuquerque.

A comitiva foi recebida, no Observatório da Indústria, também pelo Ex-Presidente da FIEC, Roberto Macêdo; pelo Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; pelo Gerente do Observatório, Guilherme Muchale; pela Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI (CIS), Carlos Mesquita; a Líder do CIS, Luciana Cavalcanti; a Coordenadora do IST, Camila Forte; e pelo Gerente da Unidade de Tecnologia do SENAI (UNITEC), Tarcísio Bastos.

Postagens Relacionadas