Sangue Nosso apresenta exposição fotográfica gratuita e realiza campanha de arrecadação de itens de higiene menstrual no Shopping RioMar Fortaleza

Foto: Tomaz Maranhão / Reprodução @sanguenosso 

A comunidade voluntária Sangue Nosso atua em Fortaleza desde 2020, atendendo em média, mensalmente, através da doação de kits contendo absorventes, calcinhas e outros produtos, cerca de 500 pessoas que menstruam e estão em situação de rua e vulnerabilidade social.

De 16 a 31 de agosto, o shopping RioMar Fortaleza recebe a exposição fotográfica “Sangue Nosso”, uma realização da comunidade voluntária de mesmo nome e que tem como objetivo trazer à tona a discussão de forma natural da menstruação, chamando atenção do público quanto aos dados oficiais que traduzem a gravidade da pobreza menstrual no Brasil, promovendo a conscientização sobre o tema.

A exposição tem acesso gratuito, no horário de funcionamento do shopping, e está localizada no Piso L2, próximo à loja Renner. No espaço, o visitante encontra fotografias capturadas durante as entregas de doações de kits de higiene nas comunidades, bairros e ruas de Fortaleza e Região Metropolitana. Além disso, é uma oportunidade para conhecer o projeto e receber informações relativas ao ciclo menstrual que mostram a forma de atuação e acolhimento afetivo da Sangue Nosso ao longo de quase um ano de ações solidárias.

Além das fotos, no local será disponibilizada uma urna coletora para entrega, em qualquer quantidade, dos itens que fazem parte do kit.

Sobre a Comunidade Sangue Nosso

Fundada pela publicitária Larissa Maia, em novembro 2020, em meio a pandemia, a comunidade Sangue Nosso nasceu de um desejo de ajudar pessoas que menstruam e que estão em situação de rua e vulnerabilidade social, através da doação de itens como absorventes higiênicos, calcinhas novas e produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico e máscaras). 

Com trabalho 100% voluntário e com todos os recebimentos de doações financeiras integralmente voltados para a aquisição dos produtos, a comunidade já atende mensalmente cerca de 500 pessoas em diversos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. 

Sobre a comunidade, Larissa afirma: “Em 2018, assisti o documentário “Absorvendo o Tabu” e comentei com umas amigas como deveria ser cruel estar menstruada e não ter absorvente higiênico durante esse período. A vontade de ajudar foi grande e esse desejo de dar a mão a quem não tem condições adequadas para cuidar de si durante o ciclo menstrual me fez criar a Sangue Nosso.”

Já fazem parte da rede atendimento da Sangue Nosso bairros como o Centro (Praça do Ferreira, Catedral e entornos), Praia de Iracema, Poço da Draga, Comunidade da Graviola, Castelão, Caça e Pesca, Vila Velha, Comunidade do Brooklin, Comunidade do Gengibre, Jangurussu, Bom Jardim, Autran Nunes, Carlito Pamplona, Vicente Pinzón, Serviluz, Aerolândia, Viaduto da BR-116, Comunidade Quilombola de Alto Alegre (Horizonte-CE) e Aldeia da Tribo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz-CE). 

Serviço:

Exposição de fotos da Comunidade Sangue Nosso no RioMar Fortaleza

Local: Piso L2, próximo à loja Renner (Rua Desembargador Lauro Nogueira 1500, Papicu)

Data: 16 a 31 de agosto

Horário: segunda a sábado, 10h às 22h, domingos, 13h às 21h

Pix para doações: umsanguenosso@gmail.com

Mais informações: @sanguenosso /(85)99104-3423 / umsanguenosso@gmail.com

Postagens Relacionadas