SindConfecções entrega Comenda Beni Veras 2024 à empresária de moda Maria Estela Braga de Carvalho

Em cerimônia realizada na noite deste terça-feira (10/12), o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (SindConfecções) promoveu a entrega da edição 2024 da Comenda Beni Veras, que reconhece personalidades de significativa contribuição para o desenvolvimento da indústria da moda e da confecção no Ceará. Ao lado do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Presidente do SindConfecções, Daniel Gomes, prestigiou a homenageada, a empresária Maria Estela Braga de Carvalho, fundadora da marca Amarelô.

Participaram da solenidade a Diretora da FIEC, Fátima Facundo; o Presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (SindRoupas), Paulo Rabelo; o Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil), Leandro Pereira; a Presidente do Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará (Sindicafé), Milene Pereira; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; e o Vereador Márcio Martins.

Em fala durante a cerimônia, Ricardo Cavalcante destacou a relevância da Comenda Beni Veras para a indústria cearense, parabenizando o SindConfecções pela iniciativa de honrar aqueles que desempenharam papel crucial no crescimento dos setores de moda no Ceará. 

“Parabéns ao Presidente Daniel Gomes, a toda a sua diretoria e aos associados pelo trabalho espetacular que vêm fazendo de mãos dadas com o SindRoupas, com o Sindtêxtil e com o Sistema FIEC. Ficamos muito felizes em participar disso”, afirmou o Presidente da FIEC. “Receber a Comenda Beni Veras é uma honraria grande e fiquei encantado pela resiliência de Maria Estela Braga e pela capacidade, com tanta simplicidade, de mostrar a força de trabalho de uma mulher e mãe de família e a vontade de acertar. Essa homenagem é muito merecida”, acrescentou.

Daniel Gomes também enalteceu a homenageada da noite, ressaltando a trajetória da empresária e da marca Amarelô.

“Hoje é um dia muito especial para o SindConfecções. É a finalização do ano com essa homenagem aos nossos associados e a uma pessoa que, durante mais de 40 anos, atravessou momentos e crises, mostrando que olhar para dentro e não só para coisas externas fazem o sucesso acontecer. Aos 81 anos, Maria Estela Braga de Carvalho continua inspirando, empreendendo, abrindo lojas, produzindo. Nossa gratidão a todos os associados e, principalmente, à FIEC, ao Presidente Ricardo Cavalcante e a todas as casas do Sistema”, frisou o Presidente do sindicato.

Gomes salientou, ainda, a parceria com a FIEC para a realização de atividades da entidade ao longo do ano de 2024. “Tudo começa nessa casa, nesse sistema. São grandes parceiros, que não medem esforços para apoiar os sindicatos e, em especial, o SindConfecções”, complementou.

Maria Estela Braga de Carvalho começou a trabalhar no segmento de moda há mais de 40 anos, com uma máquina de costura emprestada e comprando retalhos. Hoje, comanda a marca cearense Amarelô, vestindo mulheres de todo o Brasil.

Em discurso, a empresária relembrou a história de luta para sustentar a família e empreender e agradeceu ao SindConfecções pela homenagem.

“Dos meus filhos, fiz a luta pelo sucesso. Dos retalhos, deu-se forma à minha inspiração. Dos funcionários, representantes e amigos, construí parcerias. Do mercado, sedimentar a identidade de uma marca. E de tudo isso, mais a fé em Deus, firmei e consolidei minha empresa. Hoje, de tudo isso, revendo o passado, penso que faria tudo de novo, por amar o que sempre fiz, que é a moda”, destacou.

Sobre a comenda

A Comenda Beni Veras foi criada em tributo ao administrador e político cearense Beni Veras, que marcou o segmento de confecções e impulsionou a história do Ceará. Foi um dos principais executivos da já extinta Saronord, que chegou a se situar entre as maiores empresas têxteis do Brasil. Também atuou como executivo da Guararapes.

Veras liderou a instalação da empresa no Ceará, com a montagem de três fábricas e mais de 3 mil empregos gerados na época. Além disso, tornou-se o primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), a partir de 1978.

Além da carreira empresarial, representou o Estado no Senado entre 1991 e 1998. Deixou o Senado em 1º de janeiro de 1999 por ter sido eleito  Vice-governador do Ceará. Com a renúncia do Governador Tasso Jereissati, em abril de 2002, Beni Veras assumiu o Governo do Estado até janeiro de 2003. Nascido em Crateús, em 18 de agosto de 1935, faleceu em 06 de novembro de 2015.

Homenageados anteriores

2012
– Personalidade Pública: Ivan Rodriguez Bezerra
– Personalidade Empresarial: Raimunda Guedes da Costa (In Memoriam)
– Destaque Empresarial: Liana Thomaz

2013
– Personalidade Pública: Francisco Régis Cavalcante Dias
– Personalidade Empresarial: Carlos Pereira de Sousa

2014
– Personalidade Pública: Alexandre Pereira Silva
– Personalidade Empresarial: Adriano Monteiro Costa Lima
– Homenagem Especial: Roberto Proença de Macedo

2015
– Personalidade Pública: Mauro Benevides Filho
– Personalidade Empresarial:  Lúcio Albuquerque

2018
– Modalidade Apoio e incentivo às ações de fortalecimento do setor – Alci Porto
– Modalidade: Apoio e incentivo ao associativismo – Beto Studart
– Modalidade: Projeção do setor em níveis nacional e Internacional – Cláudio Silveira
– Modalidade: Confeccionista destaque do ano – Rodrigo Lima

2019
– Personalidades Empresariais:
José Cláudio de Araújo Júnior – CEO da Diamantes Lingerie
Flávio Gurgel Rocha – CEO do grupo Riachuelo
– Personalidade Pública: José Élcio Batista

2021
– Paulo André de Castro Holanda, Diretor Regional do SENAI-CE
– Domenico Gabriele, Alfaiate
– Dana Nunes, Superintendente do IEL/Líder de Fortalecimento Sindical – NEXI
– Elano Guilherme, Presidente do SindConfecções (Gestão 2017 – 2021)

2022
– Adolfo Araújo, Fundador da Terceira Via Jeans
– Raimundinha Girão, Fundadora da Moda Colmeia

2023
– Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC

Postagens Relacionadas