No intuito de aproximar e fortalecer a cadeia produtiva do setor alimentício, o Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos) promoveu, nesta terça-feira (19/11), a primeira edição do Expo Conecta Alimentos. Com a participação do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, do Presidente do Sindialimentos, Isaac Bley, a cerimônia de abertura do evento reuniu empresários, fornecedores, fabricantes, distribuidores e compradores para discutir inovação, tendências e oportunidades no mercado de alimentos.
Também estiveram presentes na solenidade o 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor da FIEC e Diretor financeiro do Sindialimentos, André Siqueira; o Fundador da Academia CEO e palestrante de abertura do evento, Antônio Maciel; a Especialista em Políticas Industriais da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Coordenadora Nacional do Procompi, Suzana Peixoto; o Analista do Sebrae/CE, Rogério Morais; os Diretores da FIEC Benildo Alencar, José Antunes Mota e Paulo Gurgel; o Diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Presidente do Sindquímica, Beto Chaves; o Presidente do Sindpneus, Carlos Oliveira; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Coordenador-geral da Associação de Jovens Empresários (AJE), Lucas Melo; e o Fiscal Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Glauber Gomes.
“Estamos muito felizes em estar aqui neste evento do Sindialimentos, que é um exemplo de sindicato que está buscando o que associado precisa, saber quais são as demandas e o que eles podem fazer de diferente. Nós, da Federação, temos que estar muito perto de quem está na ponta, produzindo e gerando emprego. E, para isso, temos que fortalecer nossos sindicatos”, destacou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na abertura da Expo Conecta Alimentos.
Segundo Isaac Bley, Presidente do Sindialimentos, o evento foi criado para, por meio de palestras, exposições de produtos e rodadas de negócios, promover a troca de conhecimentos e experiências entre todos os que fazem parte do segmento alimentício.
“O Sindialimentos procura fazer diversas entregas ao longo do ano, que são pensadas com carinho para cada associado, para fomentar o desenvolvimento de negócios, principalmente das indústrias de menor porte, que é onde acreditamos que o sistema consegue ter um impacto maior”, afirma Bley. “Quanto mais indústrias, mais mentes pensando juntas, mais a gente consegue desenvolver o nosso sindicato e, como consequência, desenvolver a nossa economia, gerando emprego e renda”, acrescentou.
Representando a CNI e o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi), fruto da parceria entre a Confederação e o Sebrae, Suzana Peixoto ressaltou o apoio das instituições às indústrias com iniciativas que auxiliam micro e pequenas empresas a superarem desafios e se fortalecerem.
“Queremos aproveitar a veia empreendedora dos senhores que são empresários, que vivem no dia a dia a dificuldade do mundo real, e gerar crescimento, fazer mais e melhor. Fico muito satisfeita de poder participar desse evento. O desenvolvimento está aqui e a gente tem o objetivo de trabalhar na legislação, trabalhar nos projetos, trazer novas tecnologias e aproveitar essas oportunidades que estão aqui”, frisou Suzana.
Plataforma
A primeira edição do Expo Conecta Alimentos teve como principal atração a palestra do Fundador da Academia CEO, Antônio Maciel, que também já esteve à frente das empresas Ford Motor Company, Suzano Papel e Celulose e Grupo CAOA. Maciel apresentou o tema “Liderança e Gestão: O que Mudou? O que Continua?”, abordando as mudanças estruturais no ambiente de negócios nos últimos anos e de que forma os líderes devem enfrentar os novos desafios.
A feira também foi marcada pelo lançamento da plataforma Conecta Alimentos, ferramenta de marketplace do Sindialimentos desenvolvida com incentivo do Procompi, cuja proposta é integrar a indústria alimentícia e diferentes segmentos do comércio, como compradores, varejistas, redes de restaurantes, hotéis e distribuidores. A plataforma funciona como uma espécie de “vitrine” para os produtos dos usuários, além de permitir realizar cotações e negociações em tempo real.
“Essa plataforma vem sendo pensada há mais de cinco anos, moldada e desenvolvida até que a gente chegasse a um ponto que acreditamos ser o ideal para os associados. Ela tem como grande objetivo promover a conexão das indústrias associadas a compradores e distribuidores nacionais e internacionais. Nosso intuito é realmente fazer essa conexão e gerar negócios”, explica Isaac Bley.